Resumo semanal dos prémios da crítica norte-americana: Phoenix, Detroit e mais
"O Artista" continua a somar prémios entre a crítica norte-americana.

Oscars 2012  

Resumo semanal dos prémios da crítica norte-americana: Phoenix, Detroit e mais

"O Artista" e "Os Descendentes" continuam em destaque.

Os críticos da área de Dallas-Forth Worth preferiram "Os Descendentes". Para além de encabeçar o top 10 anual, o filme de Alexander Payne foi distinguido noutras quatro categorias, incluindo a de melhor realizador (Payne) e melhor ator para George Clooney.

Michelle Williams adicionou mais um prémio como melhor atriz por "Uma Semana Com Marilyn" e Christopher Plummer voltou a ser escolhido como melhor ator secundário pelo desempenho em "Assim É o Amor". Na mesma categoria, mas do lado feminino ganhou Shailene Woodley (Os Descendentes).

"Rango" foi o melhor filme de animação, "Uma Separação" (Irão) triunfou entre os filmes em língua estrangeira e o "Cave of Forgotten Dreams" de Werner Herzog foi escolhido como melhor documentário.

Em Detroit foi "O Artista" o vencedor da categoria de melhor filme e melhor realizador (Michel Hazanavicius). Michael Fassbender (Shame) e Michelle Williams (A Minha Semana Com Marilyn) ganharam nos atores, Christopher Plummer (Assim É o Amor) e Carey Mulligan (Shame) venceram nos secundários.

San Diego distribuiu os prémios por vários títulos: "O Artista" foi o melhor filme, mas foi o dinamarquês Nicolas Winding Refn a ganhar entre os realizadores por "Risco Duplo".

Nas categorias de representação, três novidades que fogem ao mais comum na temporada: Michael Shannon como melhor ator por "Take Shelter" e Brit Marling, distinguida entre as atrizes por "Another Earth", um filme que pouco tem aparecido entre os premiados. Nos secundários, outra rara aparição entre os vencedores para Nick Nolte, pelo papel em "Warrior". No fim de contas, só Shailene Woodley, de "Os Descendentes", soa a comum.

Ainda de acordo com os críticos de San Diego, o melhor filme estrangeiro veio de Itália: "As Quatro Voltas" de Michelangelo Frammartino. O melhor filme de animação foi "Arthur Christmas" e a escolha do melhor documentário recaiu em "Project Nim".

De Chicago chegaram apenas as nomeações. "A Árvore da Vida" recolheu sete nomeações. "Os Descendentes" e "Drive" tiveram seis e "O Artista" somou cinco. O anúncio dos vencedores será feito no dia 19 de Dezembro. A lista completa pode ser consultada no site da associação.

Nomeações também de Phoenix onde "O Artista" lidera em número de nomeações, seguido de "Hugo", de Martin Scorsese.

por
publicado 21:18 - 16 dezembro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2012