Revendo autores da nouvelle vague

Godard e Rohmer  

Revendo autores da "nouvelle vague"

Novo filme de Godard vai estrear-se em Lisboa e Porto; Eric Rohmer é recordado em Braga

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Revendo autores da nouvelle vague
Filme Socialismo Num cruzeiro pelo mar Mediterrâneo, surgem assuntos sobre histórias de dinheiro e geometria. Entre os passageiros, a maioria em férias viajam, um criminoso de guerra acompanhado de sua neta, um filósofo francês, um representante da polícia de Moscovo, uma cantora americana, um policial francês, uma ex-funcionária da ONU, um agente aposentado e um embaixador palestino. Nessa conversa que mistura ...
Artigo recomendado:
Revendo autores da nouvelle vague
Festival
Nome: Godard Jean-Luc Godard continua a filmar o presente, o seu assombramento pelo passado e a sua vacilação face ao futuro. O título: "Film Socialisme"

Jean Luc Godard vai estar em destaque no cartaz de Março. "Film Socialisme" a sua obra mais recente, exibida no Festival de Cannes 2010, vais ser distribuída pela Midas Filmes e exibida em sessões especiais em Lisboa (Culturgest, dia 5) e no Porto (Auditório de Serralves, dias 6 e 7).

Godard também vai surgir em destaque no documentário "Deux de la Vague", de Emmanuel Laurent, que será estreado em Portugal durante o mês de Março. Este filme regista o confronto artístico e ideológico entre Godard e François Truffaut. "Deux de la Vague" centra-se na relação entre estes dois autores centrais da "nouvelle vague" que fizeram percursos diferentes.

As estreias de "Film Socialisme" e de "Deux de la Vague" permitirá à Cinemateca Portuguesa organizar uma revisão de momentos importantes da obra de Godard. O evento contará com a presença de  um convidado que será anunciado em breve.

Homenagem a Rohmer em Braga
Eric Rohmer, outra referência maior da "nouvelle vague", está a ser homenageado em Braga, através de uma programação específica no Theatro Circo.

Após a exibição de "A Minha Noite em Casa de Maud" e "O Joelho de Claire" em Fevereiro, o ciclo prossegue durante o mês de Março com "O Amor às Três da Tarde" (dia 14) e "Quatro Aventuras de Reinette e Mirabelle" (dia 15). São mais duas obras com os inconfundíveis jogos amorosos tão característicos das obras de Rohmer.

O cineasta francês morreu no ano passado.

por
publicado 01:20 - 05 fevereiro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Europeu