Robert Pattinson em Manhattan
Robert Pattinson em "Cosmopolis": entre o concreto e o abstracto

Cannes 2012  

Robert Pattinson em Manhattan

Era um acontecimento antecipado: "Cosmopolis", de David Cronenberg, ficará como um dos momentos emblemáticos da 65ª edição do Festival de Cannes. Com Robert Pattinson bem diferente...

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Robert Pattinson em Manhattan
Cosmopolis Nova Iorque, num futuro próximo: Eric Packer, um milionário de 28 anos que sonha viver numa civilização mais avançada do que a atual, assiste a uma transformação negra que se abate sob o universo de Wall Street. À medida que é conduzido pela baixa de Manhattan para cortar o cabelo na antiga barbearia do seu pai, os olhos ansiosos de Eric são absorvidos pela variação do yuan: a subida imprevisível ...
Média Cinemax:
4.188

Desde o momento em que Cosmopolis, de David Cronenberg, foi anunciado para a competição de Cannes, pressentiu-se que seria um dos acontecimentos definidores do certame. E esse seu poder não depende necessariamente de eventuais prémios: estamos perante um filme capaz de fazer um ponto de situação, da nossa situação, sobre o imaginário do dinheiro e os seus efeitos nas nossas mais íntimas formas de existência.

O milionário Eric Packer (Robert Pattinson, magnífico, mostrando que é também um ser "cronenberguiano") surge como alguém que habita a tragédia mais visceral do dinheiro: a de nele encontrar infinitas formas de poder sobre o concreto do mundo, ao mesmo tempo que esse poder o lança numa abstracção dolorosa, solitária, porventura sem solução.

Se é verdade que o cinema (ainda) não perdeu o poder de nos interpelar no nosso presente, então Cosmopolis impõe-se como um exemplo modelar dessa capacidade de questionar as razões do nosso próprio olhar. Viajamos com Pattinson através dos lugares assombrados de Manhattan e compreendemos que a sua solidão não se esgota nas fronteiras do seu espaço individual. Tal como ele, pressentimos a violência do império da moeda, aliás, a sua desvalorização do humano.

por
publicado 18:46 - 26 maio '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2012