Rudo e Cursi: irmãos, rivaise estrelas de futebol

Mais CinemaComédiaMais CinemaMais Cinema  

Rudo e Cursi: irmãos, rivais
e estrelas de futebol

Uma comédia genuína com um certo charme pimba. São artistas mexicanos mas podiam ser portugueses!





Cursi (Gael Garcia Bernal), avançado, e Rudo (Diego Luna), guarda-redes:
irmãos, comparsas e rivais.

A vitalidade do cinema mexicano é confirmada em cada filme que extravasa as fronteiras. Isso volta a ser demonstrado em "Rudo e Cursi" que apetece saudar pela comicidade, pelos actores e pelos temas mexicanos que aborda com imensa amplitude.

Rudo (Diego Luna) e Cursi (Gael Garcia bernal) conta a história de dois irmãos que trabalham numa plantação de bananas e vivem resignados numa provincia rural do México. Algo muda quando, acidentalmente, um empresário os descobre numa pelada de futebol. A oferta de emprego em clubes que alinham nas divisões profissionais do México vai mudar profundamente as suas vidas.

Rudo e Cursi é um original buddy movie, com dois comparsas que tem um percurso demasiado comum. E nesse sentido resulta graças aos seus dois actores que já tinham sido determinantes no sucesso de "E a Tua Mãe Também".

É um filme com uma dimensão realista observando uma certa socialite mexicana e as figuras que evoluem no universo do espectáculo e do entretenimento, em actividades periféricas ao jogo de futebol: a televisão, a moda, as apostas, o consumo de droga e a música - note-se que Rudo quer ser cantor e ensaia uma carreira num género algo pimba.

Mas é abordando o futebol que "Rudo e Cursi" revela maior originalidade. O jogo está quase sempre fora de plano mas é determinante no evoluir da narrativa. Só é posto em cena quando acontece uma partida entre os clubes de ambos, o que é um climax na carreira dos dois irmãos e no filme: Cursi, ponta-de-lança, persegue um golo que lhe escapa há vários desafios e Rudo, o guarda-redes, está a 90 minutos de bater o recorde de jogos consecutivos sem golos sofridos.

É curioso porque tudo isto é muito latino e logo bastante português. A popularidade deste cinema mexicano está na capacidade de contar histórias mexicanas que são universais.



RUDO E CURSI - RUDO Y CURSO

De Carlos Cuáron
Com Gael García Bernal, Diego Luna, Guillermo Francella
Comédia
103 min
M/12
EUA, México
2008








por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaComédiaMais CinemaMais Cinema