Salve Geral: senha para Oscar

Mais CinemaDramaMais CinemaCinema BrasileiroMais Cinema  

"Salve Geral": senha para Oscar

O Brasil quer entrar na corrida ao oscar de melhor filme estrangeiro, com uma ficção inspirada no motim que paralisou São Paulo.

"Salve Geral" é nome de código, usado para desencadear o ataque com a estrutura policial e a rede de transportes públicos da cidade de São Paulo, quando o governo decide transferir centenas de presos para cadeias de alta segurança.

A ordem foi executada no dia das mães, em Maio de 2006, e causou pelo menos 152 mortos.

Os factos reais foram usados pelo realizador Sérgio Rezende para dramatizar a história de uma mãe que tenta salvar o filho da prisão, depois de ter sido condenado por um homicidio involuntário.

O filme recém estreado no Brasil é pré candidato na lista de títulos que concorrem ao óscar de melhor filme estrangeiro, e mais uma vez traça o perfil da violência do país que já tem retratos cinematográficos como "Tropa de Elite" ou "Autocarro 174".

Andreia Beltrão, actriz conhecida em portugal por desempenhos em telenovelas, é Lúcia, a mãe desesperada por libertar o filho Rafael, e que acaba por contribuir, de forma involuntária, que ele seja utilizado pelo PCC, primeiro comando da capital, no filme apenas referido como o partido.

A ordem para instaurar o caos e a violência é dada a partir da cadeia onde se encontram membros do partido, e as autoridades respondem com doses de violência e demonstrações de força.

Em declarações à televisão brasileira Sérgio Rezende compara o dia em que São Paulo parou ao 11 de Setembro. Depois dos acontecimentos, o realizador começou a investigar qual o papel das mulheres, fora da cadeia, e a forma como são utilizadas pelos membros do comando criminoso para angariar apoios.

No caso da protagonista Andreia Beltrão, "Salve Geral", é uma visão de humanidade sobre o universo de mais de 500 mil detidos, num país que oferece condições pouco dignas e que justifica a batalha de uma mãe para salvar o filho da prisão.

Uma obra que já está envolta em polémica e que prcoyra reflectir sobre as raízes da violência no Brasil e olhar um país em crescimento, mas que ainda não consegue esbater as diferenças sociais.

> Ouça antevisão de Lara Marques Pereira

Salve Geral Trailer from Cinemax Antena 1 on Vimeo.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaDramaMais CinemaCinema BrasileiroMais Cinema