Seis filmes portugueses na competição de Locarno

Festival  

Seis filmes portugueses na competição de Locarno

Seis filmes portugueses, incluindo as mais recentes obras de João Pedro Rodrigues Rita Azevedo Gomes, integram as secções competitivas do Festival de Cinema de Locarno, que decorre em agosto, na Suíça.

Artigo recomendado:
Seis filmes portugueses na competição de Locarno
Festival
Andrzej Zulawski eleito melhor realizador em Locarno Rodado em Portugal, com produção de Paulo Branco, o filme "Cosmos" valeu ao polaco Andrzej Zulawski o prémio de melhor realização em ...

O programa do 69º festival de Locarno conta com mais de uma dezena de filmes portugueses, seis selecionados para a competição internacional.

São os casos das longas-metragens "Correspondência", documentário de Rita Azevedo Gomes a partir das cartas escritas entre Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen, e "O Ornitólogo", de João Pedro Rodrigues. Ambos farão a estreia mundial em Locarno na competição internacioal.

Em competição nas curtas-metragens estarão também quatro filmes nacionais. A animação "Estilhaços", de José Miguel Ribeiro, um filme que tem os traumas da guerra colonial como pano de fundo (estreado na Monstra), "Setembro", de Leonor Noivo, "À Noite Fazem-se Amigos", de Rita Barbosa (ambos exibidos na competição do 24º Curtas Vila do Conde) e "Um Campo de Aviação", filme experimental de Joana Pimenta (estreia mundial em Locarno).

Na corrida ao Leopardo de Ouro estará ainda "Jeunesse", do realizador francês Julien Samani, uma adaptação do romance "Juventude", de Joseph Conrad, e que tem coprodução portuguesa, através da Leopardo Filmes de Paulo Branco. O filme foi rodado em Portugal com técnicos e atores portugueses, entre os quais Miguel Borges e António Simão.

Realizadores portugueses e co-produções fora de competição
Fora de competição, o festival selecionou a curta "Longe", de José Oliveira, assim como "A Brief History of Princess X", de Gabriel Abrantes, "O Corcunda", que este rodou com Ben Rivers, e que foi premiado no IndieLisboa, e "O Cinema de Manoel de Oliveira e Eu", uma homenagem pessoal de João Botelho ao cineasta que morreu em 2015.

Destaque ainda para a inclusão no programa de "Comboio de Sal e Açúcar", do realizador moçambicano Licínio de Azevedo, numa coprodução com Portugal.

Na secção dedicada ao cinema suíço está o premiado "Rio Corgo", uma produção luso-suíça de Maya Kosa e Sérgio da Costa.

Locarno: o festival do novo cinema português

O cinema português tem marcado presença regular nas últimas seis edições do festival e recebido diversos prémios.
  • 2010: "A History of Mutual Respect", uma co-realização do português Gabriel Abrantes e do norte-americano Daniel Schmidt, foi distinguida com o Leopardo de Ouro dos Pardi di Domani ("Leopardos de amanhã").
  • 2011: "É na Terra, Não é na Lua", de Gonçalo Tocha, venceu a menção especial na selecção paralela Cineastas do Presente.
  • 2012: "A Última Vez que Vi Macau", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, recebeu uma menção especial do júri da competição internacional.
  • 2013: "E Agora? Lembra-me", de Joaquim Pinto, venceu o Prémio Especial do Júri no concurso oficial.
  • 2014: o realizador português Pedro Costa recebeu hoje o prémio de Melhor Realizador com o filme "Cavalo Dinheiro".
  • 2015: "Cosmos", produção de Paulo Branco, filme rodado em Portugal, valeu ao polaco Andrzej Zulawski o prémio de melhor realização em Locarno.
Na apresentação do programa do 69º Festival de Locarno,  o diretor Carlo Chatrian afirmou que esta edição será dedicada a Abbas Kiarostami e a Michael Cimino, dois realizadores que morreram este mês.

O realizador e produtor norte-americano Roger Corman, 90 anos, será o convidado de honra e o ator Bill Pullman receberá um prémio de carreira.

o filme de abertura será "The Girl with All the Gifts" de Colm McCarthy, adaptação do romance "A Rapariga que Sabia Demais" de M. R. Carey, com Gemma Arterton e Glenn Close.

Na Piazza Grande, o maior écrã ao ar livre da Europa, será exibido "Jason Bourne", com Matt Damon e realização de Paul Greengrass.

O 69º festival de cinema de Locarno decorre entre 3 e 13 de agosto.

por
publicado 16:09 - 13 julho '16

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival