Seleção Oficial 2014: filmes em competição

Cannes 2014  

Seleção Oficial 2014: filmes em competição

Eis a seleção de 18 filmes candidatos à Palma de Ouro da 67ª edição do Festival de Cannes.

FICHA TÉCNICA  CARTAZ  SINOPSE ANTECEDENTES

MAPS TO THE STARS

Realizador: David CRONENBERG

Elenco:  Robert Pattinson, Julianne Moore, John Cusack, Mia Wasikowska

Duração: 111 min.

Género: Drama

País: Canadá, EUA, França, Alemanha

Distribuição: ZON Audiovisuais

Em Hollywood, cidade dos sonhos, vícios e neuras, as estrelas colidem: um talento infantil, um autor de argumentos e treinador celebridades; uma atriz ansiosa por conseguir um papel. Hollywood também promete felicidade aos que tentam alcançar as estrelas: uma jovem assistente de uma atriz e um atraente motorista de limusine. David Cronenberg, é uma presença regular em Cannes onde esteve na competição por quatro vezes (ganhou o prémio do júri com "Crash" e mais recententemente apresentou "Cosmopolis").

DEUX JOURS, UNE NUIT

Realizador: Jean-Pierre e Luc DARDENNE

Elenco:  Marion Cotillard, Fabrizio Rongione,Pili Groyne

Duração: 95 min.

Género: Drama

País: França

Distribuição: Leopardo Filmes


Sandra, apoiada pelo seu marido, tem apenas um fim-de-semana para convencer os seus colegas a desistirem das suas bonificações de modo a que possa manter o seu emprego.
Todos os cinco filmes anteriores dos irmãos Dardenne desde "Rosetta" (1999) estiveram em competição e a dupla de realizadores pertence ao grupo restrito de premiados com duas Palmas de Ouro ("Rosetta" e "A Criança").

SAINT LAURENT

Realizador: Bertrand BONELLO

Elenco: Gaspard Ulliel, Jérémie Renier, Léa Seidoux

Duração: 135 min

Género: Biopic

País: França

Distribuição: ZON Audiovisuais


No período de 1965-1976, o criador Yves Saint Laurent vive momentos gloriosos. Mas a sua criatividade e genialidade é afetada pelo seu comportamento pessoal. O realizador Bertrand Bonello tem presença discreta em Cannes, onde mostrou "Apollonide: Memórias de um Bordel" e "Tiresia".

CAPTIVES

Realizador: Atom EGOYAM

Elenco: Ryan Reynolds, Scott Speedman, Rosario Dawson

Duração: 112 min.

Distribuição: ZON Audiovisuais

Género: Thriller

País: Canadá

Distribuição: Leopardo Filmes


 Oito anos após o desaparecimento de Cassandra, alguns sinais preocupantes sugerem que ela ainda está viva. A polícia, os pais e a própria Cassandra tentam desvendar o mistério desse desaparecimento. Em 20 anos esta é a sexta presença do canadiano de origem arménia Atom Egoyam na competição ("Exotica", "O Futuro Radioso", "A Viagem de Felícia", "Onde Está a Verdade" e "Adoração"). Nunca ganhou nenhum prémio oficial.

SILS MARIA

Realizador: Olivier ASSAYAS

Elenco: Juliette Binoche, Chloë Moretz, Kristen Stewart

Duração: 123 min.

Género: Drama

País: França

Distribuição: Leopardo Filmes


Uma famosa atriz fica perturbada com o fato de uma jovem estrela de Hollywood interpretar o papel que a fez famosa há vinte anos. Convidada a dividir o palco com a novata, a atriz viaja até os Alpes para ensaiar e fica perturbada ao confrontar-se com a representação do seu passado. Desde 2000 esta é a quarta presença de Olivier Assayas na competição oficial ("Destinos Sentimentais", "Demonlover" e "Clean"). Nunca ganhou nenhum pémio oficial.
THE HOMESMAN

Realizador: Tommy Lee JONES

Elenco: Tommy Lee Jones, Hilary Swank, Meryl Streep

Duração: 122 min.

Género: Western

País: EUA

Distrbuição: ZON Audiovisuais


Em 1854, Maria Bee Cuddy, uma nativa forte e independente do Nebraska transporta três mulheres loucas. No caminho para o Iowa, ela salva a vida de um vagabundo. Os dois unem esforços e enfrentam a dureza e os perigos de uma viagem no oeste selvagem. As duas longas-metragens realizadas por Tommy Lee Jones foram exibidos na competição do festival de Cannes. Em 2005 estreou-se na realização com "Os Três Enterros de um Homem" e ganhou o prémio de melhor ator no festival.
LA MERAVIGLIE

Realizador: Alice ROHRWACHER

Elenco:

Maria Alexandra Lung, Sam Louwyck, Alba Rohrwacher, Monica Bellucci

Duração: 110 min.

Género: Drama

País: Itália

Distribuição: --


Um vilarejo na Úmbria, Itália. Gelsomina vive com seus os seus pais e as três irmãs mais novas numa quinta em ruínas. O pai da família manteve-se deliberadamente afastado do mundo e defende uma vida próxima da natureza, produzindo mel. As regras rígidas da família são abaladas com a chegada de um deliquente alemão que está a cumprir um programa de reabilitação e da equipa do reallity show televisivo "Wonderland Village," que divulga e premeia famílias com modos de vida tradicionais. Esta é a segunda longa-metragem de ficção da italiana Alice Rohrwacher e a sua primeira prsença na competição. "Corpo Celeste", a sua primeira onga metragem foi exibida no festival de Veneza. Rohrwacher é uma das duas mulheres selecionadas candidatas à Palma de Ouro (a outra é a japonesa Naomi Kawase).
ADIEU AU LANGAGE

Realizador: Jean-Luc GODARD

Elenco: Jessica Erickson, Héloise Godet, Zoé Bruneau

Duração: 70 min.

Género: Drama

País: França

Distribuição: Midas Filmes

Uma mulher casada e um homem solteiro encontram-se. Eles amam, eles argumentam, punhos voam. Um cão vagueia entre a cidade e o país. As estações passam. Um segundo filme começa ... O veterano Jean-Luc Godard regressa à competição de Cannes com "Adieu au Langage", um filme em 3D. É a quinta vez que o realizador surge em competição, a última foi em 2001 com "Elogio do Amor".
STILL THE WATER

Realizador: Naomi KAWASE

Elenco: Makiko Watanabe, Hideo Sakaki, Tetta Sugimoto

Duração: 110 min.

Género: Drama

País: Japão

Distribuição: ---
Na ilha de Amami, as pessoas vivem em harmonia com a natureza, acreditando que Deus vive cada árvore, em cada pedra e cada planta. Numa noite de verão, Kaito descobre o corpo de um homem boiando no mar. A sua jovem amiga Kyoko vai ajudar a resolver este mistério. Juntos, eles aprendem a ser adultos adultos e descobrem os ciclos da vida, morte e amor ... Esta é a quinta presença da realizadora Naomi Kawase em Cannes. A sua estreia aconteceu em 1997 com "Moe no Susako" com o qual recebeu a Câmara de Ouro para melhor primeira obra dessa edição do festival.  Depois disso, ganhou o Grande Prémio do Júri com "Mogari no Mori"(2007).
RELATOS SALVAJES

Realizador: Damian SZIFRON

Elenco: Riacardo Darín, Oscar Martinez, Leonardo Sbaraglia

Duração: 115 min.

Género: Thriller

País: Argentina

Distribuição: ---

Vulneráveis ​​face à realidade perturbante e imprevisível, as personagens de "Relatos Salvajes" atravessam a fronteira que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno ao passado, uma tragédia, ou mesmo a violência de um detalhe quotidiano, levam  estas personagens a perder as estrbeiras e a experimentar o prazer do descontrolo emocional. O realizador argentino Damian Szifron estreia-se na competição do Festival de Cannes com a sua terceira longa-metragem.
WINTER SLEEP

Realizador: Nuri Bilge CEYLAN

Elenco: Haluk Bilginer, Melisa Sözen e Demet Akbag

Duração: 196 min.

Género: Drama

País: Turquia, França, Alemanha

Distribuição: ---

Um ator reformado, gere um pequeno hotel no centro da Anatólia com sua jovem esposa, de quem está emocionalmente distante, e com a sua irmã que se encontra a recuperar de um divórcio recente. No inverno, a neve cobre a estepe, o hotel torna-se no seu refúgio, mas também no local das suas angústias... É a sexta presença de Nuri Bilge Ceylan no festival de Cannes, incluindo a sua estreia com uma curta-metragem premiada com a Palma de Ouro nessa categoria em 1995. Ceylan foi sempre premiado e ganhou por duas vezes o Grande Prémio do Júri com "Uzak - Longínquo" (2003), "Era Uma Vez na Anatólia" (2011), o Prémio de Melhor Realizador com "Os Três Macacos" (2008) e o prémio da federação internacional da crítica (FIPRESCI) com "Climas" (2006).
MR. TURNER

Realizador: Mike LEIGH

Elenco: Timothy Spall, Dorothy Atkinson, Marion Bailey

Duração: 149 min.

Género: Biopic

País: Grã-Bretanha

Distribuição: ZON Audiovisuais
"Mr. Turner" aborda os últimos anos da existência do artista britânico JMW Turner (1775-1851). Artista reconhecido, viveu rodeado de seu pai que também foi o seu governante dedicado. Frequentava os círculos aristocráticos do mesmo modo que visitava bordéis e procurava inspiração em muitas viagens. A fama de aue gozava não o salvava de alguns sarcasmos públicos. Isolou-se após a morte do  pai, mas a sua vida mudou quando conheceu a Sra. Booth, dona de uma pensão à beira-mar. Mike Leigh regressa a uma competição onde apresentou quatro filmes e que o consagrou com "Segredos e Mentiras" (Palma de Ouro) e "Nu" (prémio de realização).
JIMMY'S HALL

Realizador: Ken LOACH

Elenco: Barry Ward, Simone Kirby, Jim Norton

Duração: 106 min.

Género: Drama

País: Grã-Bretanha

Distribuição: ZON Audiovisuais


1932: após 10 anos de exílio nos Estados Unidos, Jimmy Gralton regressa a casa para ajudar a sua mãe a cuidar da quinta da família. Dez anos após a guerra civil, a Irlanda tem um novo governo. Na sequência de vários pedidos e pesar da relutânica da igreja e dos proprietários agrícolas, Jimmy decide reabrir o "Salão", uma casa aberta onde as pessoas se encontram para dançar, estudar ou discutir. O sucesso foi imediato. Mas a crescente influência de Jimmy e das suas ideias progressistas não é do agrado de todos na aldeia. As tensões ressurgir.
Ken Loach pertence ao grupo de cineastas altamente respeitados em Cannes. Desde 1979 apresentou 16 filmes no Festival. Ganhou uma Palma de Ouro com "Brisa de Mudança" (2006), dois Prémios do Júri com "A Parte dos Anjos" (2013), "Agenda Secreta" (1990), e "Chuva de Pedras" (1993). Além disso recebeu seis Prémios paralelos do júri ecuménico (3) e da crítica internacional, FIPRESCI (3).
FOXCATCHER

Realizador: Bennett MILLER

Elenco: Steve Carell, Mark Ruffalo, Channing Tatum

Duração: 130 min.

Género: Drama

País: EUA

Distribuição: --


Mark e Dave Schultz, dois atletas de luta livre consagrados com as medalhas de ouro nas olímpiadas de 1984, preparam a defesa do seu título nos Jogos de Seul. Ambos são convidados por um milionário filantropo, John du Pont, que pretende formar o maior clube de luta livre do mundo na área luxuosa de Foxcatcher. Filme biográfico sobre história trágica dos lutadores Schultz e da relação com John du Pont, um sujeito que sofre de esquizofrenia paranóica.
Esta é a primeira presença no festival de Cannes do realizador Bennett Miller ("Capote" e "Moneyball - Jogada de Risco").
THE SEARCH

Realizador: Michel HAZANAVICIUS

Elenco: Bérénice Bejo, Annette Bening, Nika Kipshizde

Duração: 160 min.

Género: Drama

País: França

Distribuição: --


Quatro destinos cruzados durante a guerra. Entre 1999 e 2000, durante o conflito entre russos e chechenos, Carole, uma enfermeira e membro de uma ONG, organização não governamental, recolhe uma criança chechena. Paralelamente, seguimos a história de um jovem soldado russo. O francês Michel Hazanavcius regresa a Cannes três anos após ter feito com o"O Artista". Esta é a segunda presença do realizador na seleção oficial. 
LEVIATHAN

Realizador: Andrei ZVYAGINTSEV

Elenco:Vladimir Vdovichenkov, Elena Liadova, Alexei Serebraikov

Duração: 141 min.

Género: Drama

País: Rússia

Distribuição: --
Kolya vive numa casa junto ao Mar de Barents, no norte da Rússia, com sua jovem esposa e o filho. Vadim Sergeyich, o autarca da cidade, quer adquirir a propriedade, mas Kolya não suporta a ideia de perder tudo o que possui: a terra e também a beleza que o rodeia desde a infância. Então o autarca torna-se mais agressivo ... Esta é a terceira presença de Andrei Zvyagintsev no Festival de Cannes. Com "Elena" (2012) ganhou o Grande Prémio da secção paralela Un Certain Regard. A sua maior consagração aconteceu no Festival de Veneza onde conquistou o Leão de Ouro com "O Regresso" (2003).
MOMMY

Realizador: Xavier DOLAN

Elenco: Anne Dorval, Antoine-Olivier Pilon, Suzanne Clement

Duração: 134 min.

Género: Drama

País: Canadá

Distribuição: Alambique
  Uma viúva herda a custódia do seu filho, um adolescente profundamente turbulento. Juntos, eles tentam fazer face às despesas, contando com o apoio inesperado de uma misteriosa vizinha. É a quarta presença de Xavier Dolan em Cannes . Os seus filmes anteriores não foram exibidos na competição principal mas obtiveram prémios paralelos: "J'ai Tué Ma Mère" (2009) e "Amores Imaginários" (2010) receberam o prémio Regards Jeunes e "Laurence Para Sempre" (2001) ganhou a Palma Queer.
TIMBUKTU

Realizador: Abderrahmane SISSAKO

Elenco: Ibrahim Ahmed dit Pino, Toulou Kiki, Abel Jafri

Duração: 97 min.

Género: Drama

País: Mauritânia, França

Distribuição: --

Não muito longe de Timbuktu, cidade subjugada pelos extremistas religiosos, Kidane leva uma vida simples e tranquila com a sua família. Mas os moradores sofrem, impotentes, com a lei dos jihadistas: acabou a música e os risos, os cigarros, e até mesmo de futebol ... As mulheres tornaram-se sombras que tentam resistir com dignidade. Os tribunais improvisados ditam, diariamente, sentenças trágicas e absurdas. Estreia absoluta de um filme da Mauritâna na seleção oficial do Festival de Cannes

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2014