Seleção Oficial: filmes em competição

Cannes 2012  

Seleção Oficial: filmes em competição

FICHA TÉCNICA 

CARTAZ 

SINOPSE

ANTECEDENTES

Título: COSMOPOLIS

Realizador:David CRONENBERG

Elenco: Robert Pattinson, Sarah Gadon, Paul Giamatti, Juliette Binoche

Duração:108 min

Género:Drama

Distribuidora: Leopardo Filmes (estreia 31 maio)
Nova Iorque, num futuro próximo: Eric Packer, um milionário de 28 anos que sonha viver numa civilização mais avançada do que a atual, assiste a uma transformação negra que se abate sob o universo de Wall Street. A subida imprevisível da moeda chinesa está a destruir a sua aposta em combatê-la. A cada segundo a sua fortuna está em risco David Croneberg regressa a Cannes onde apresentou quatro filmes: "Uma História de Violência" (2005), "Spider" (2002) e "Crash" (1996). Nunca recebeu um galardão máximo nos principais festivais de cinema e em Cannes a mais alta consagraçao que obteve foi o Prémio Especial do Júri com "Crash".
Título: THE PAPER BOY

Realizador: Lee DANIELS

Elenco: Matthew McConaughey, Zac Efron, John Cusack, Nicole Kidman

Duração: 107 min

Género: Policial

País: EUA

Distribidora:Zon Lusomundo
Um repórter regressa à sua cidade natal para investigar um caso envolvendo um prisioneiro condenado à morte. O produtor e realizador Lee Daniels regressa a Cannes com o seu terceiro filme. Após uma esteia discreta na realização com "Na Sombra do Assassino" (2005), Lee Daniels obteve o reconhecimento da crítica em Cannes com o drama "Precious" (2009).
Título: PELA ESTRADA FORA

Realizador: Walter SALLES

Elenco: Kristen Stewart, Amy Adams, Sam Riley, Garrett Hedlund

Duração: 137 min

Género: Drama

País:EUA, França, Grã-Bretanha

Distribuidora: 
Nova Iorque, final da década de trinta. Depois da morte do pai, Sal Paradise conhece Dean Moriarty, um ex-prisioneiro com uma moral flexível e um charme devastador. A obsessão de Sal pela escrita fascina Dean. Sal admira a liberdade de Dean. Tornam-se amigos. A eles junta-se Marylou, a mulher de Dean. Os três viajam pelos Estados Unidos celebrando a liberdade. Um dos realizadores brasileiros mais internacionais da atualidade consolidou o seu papel no Festival de Cannes através dos seus filmes mais recentes: "Linha de Passe" (2008) e "Diários de Che Guevara" (2004) foram exibidos na competição.o seu regresso a Cannes acontece com uma adaptação do best-seller “On The Road”, símbolo da contracultura norte -americana, escrito por Jack Kerouac nos anos 50.
Título: VOUS N'AVEZ ENCORE RIEN VU

Realizador: Alain RESNAIS

Elenco: Mathieu Amalric, Lambert Wilson, Michel Piccoli

Duração: 115 min.

Género: Comédia

País: França

Distribuidora:

Um célebre dramaturgo  reúne todos os seus amigos que apareceram ao longo dos anos na sua peça "Eurídice". Os atores assistem a uma gravação do trabalho realizado por uma jovem companhia de teatro. O amor, a vida, a morte e o amor após a morte ainda têm lugar num palco de teatro? Cabe a eles decidir. E as surpresas ainda só agora começaram...

Prestes a celebrar 90 anos Alain Resnais, figura seminal da nouvelle vague, apresenta o seu quinto filme na competição de Cannes. "Hiroshima, Mon Amour" (1959), "Stavisky, O Grande Jogador" (1974), "O Meu Tio da América" (1980), com o qual ganhou  Grande Prémio do Júri, e "Ervas Daninhas" (2009), que lhe valeu um prémio especial de consagração.

Título:DE ROUILLE ET D'OS

Realizador: Jacques AUDIARD

Elenco: Marion Cotillard, Matthias Schoenaerts, Bouli Lanners

Duração: 120 min.

Género: Drama

País: França

Distribuidora: Leopardo Filmes
Nesta adaptação ao cinema do livro homónimo do canadiano Craig Davidson, seguimos um conjunto de histórias cujo denominador comum é a violência e a dor. Um drama centrado na relação entre uma treinadora de baleias do Marineland (Marion Cotillard) e um pugilista lesionado (Matthias Schoenaerts). O francês Jacques Audiard surge pela terceira vez na competição do Festival de Cannes. Anteriormente apresentou "Um Herói Muito Discreto" (1996), que lhe valeu o prémio de argumento e "Um Profeta" (2009), com o qual recebeu o Grande Prémio do Júri.
Título: IN ANOTHER COUNTRY

Realizador: HONG Sang-soo

Elenco: Isabelle Huppert, Junsang Yu, Yumi Jung

Duração: 89 min.

Género: Drama

País: Hong Kong

Distribuidora:--


Mãe e filha desesperam com as dívidas acumuladas e resolvem deixar Seul. Elas mudam-se para uma cidade no litoral e a matriarca da família começa a escrever o argumento de um curta-metragem. O 15º filme do cineasta sul coreano é o quarto presente no festival de Cannes. Hong Sang-soo esteve em competição pela Palma de Ouro em 2004 e 2005 e ganhou o prémio da secção paralela Un Certain Regard com "Hahaha" em 2010.
Título: MOONRISE KINGDOM

Realizador: Wes ANDERSON

Elenco: Tilda Swinton, Frances McDormand, Bill Murray

Duração: 93 min.

Género: Comédia

País: EUA

Distribuidora: Zon Lusomundo (estreia 2 agosto)
Durante os anos 60, um jovem casal apaixonado decide fugir da ilha em que mora, localizada na costa da Nova Inglaterra. Convencida de que os dois foram sequestrados, a população do local não poupa esforços para resgatá-los, dando início a uma busca frenética que envolve o xerife da cidade, um chefe de escuteiros e os pais da rapariga desaparecida. O norte-americano Wes Anderson já marcou presença nos festivais de Veneza e Berlim mas nunca tinha sido selecionado para Cannes. A sua estreia no festival acontece com a projeção na noite de abertura.
Título: AMOUR

Realizador: Michael HANEKE

Elenco:Isabelle Huppert, Jean-Louis Trintignant, William Shimell, Rita Blanco

Duração: 127 min.

Género: Drama

País: França, Austria, Alemanha 

Distribuidora: Leopardo Filmes
Georges e Anne estão nos seus oitenta anos. São Professores de música aposentados. A filha, que também é música, mora no estrangeiro com a família. Uma dia Anne tem um ataque. A relação do casal é severamente testada. É a sexta obra do austríaco Michael Haneke selecionada para o Festival de Cannes e a primeira após ter ganhou a Palma de Ouro com o Laço Branco" (2009). "A Pianista" (2001) ganhou o Grande Prémio do Júri, "Nada a Esconder" (2005) recebeu o prémio de realização. "Código Desconhecido" (2000) e "Brincadeiras Perigosas" (1997) não constaram do palmarés oficial.
Título: MUD

Realizador: Jeff NICHOLS

Elenco: Reese Witherspoon, Matthew McConaughey, Michael Shannon

Duração: 130 min.

Género: Drama

País: EUA

Distribuidora: --
Dois adolescentes encontram um fugitivo e fazem um pacto para ajudá-lo a escapar dos caçadores de recompensas. Só assim ele poderá encontrar o verdadeiro amor. Jeff Nichols, 33 anos, já conquistou o respeito da crítica com os três filmes que escreveu e realizou. "Histórias de Caçadeira" passou ao lados grandes festivais, mas "Procurem Abrigo" ganhou o prémio da Semana Crítica em Cannes. Regressa com "Mud", entrando pela primeira vez na competição pela Palma de Ouro.
Título: KILLING THEM SOFTLY

Realizador: Andrew DOMINIK

Elenco: Brad Pitt, Ray Liotta, Richard Jenkins

Duração: 104 min.

Género: Thriller

País: EUA

Distribuidora: Pris

Jackie Cogan (Brad Pitt) é um assassino profissional contratado para investigar um assalto, ocorrido durante um jogo de poker protegido pela máfia. Andrew Dominik estreia-se na seleção oficial do Festval de cannes com a sua terceira loga-metragem. Este thriller marca a reentrada de Brad Pitt na competição em anos consecutivos (na edição anterior do festival, em 2011, surgiu com produtor e ator do filme "A Árvore da Vida", premiado com a Palma de Ouro).
Título: THE TASTE OF MONEY

Realizador: IM Sang-soo

Elenco: Baek Yun-shik Baek, Kim Hyo-jin, Kim Kang-woo

Duração: 114 min

Género: Drama

País: Coreia do Sul

Distribuidora: --

O jovem ambicioso Young-jak tenta conseguir tudo o que deseja através do dinheiro. Ele é contratado como secretário particular de uma família muito rica e influente, e, tem como trabalho gerir as finanças. O jovem entra num novo mundo, onde precisa de lidar com as consequências da escolha entre a moral e o sucesso, e acaba descobrindo que o dinheiro não é solução para tudo. "Taste of Money" marca a segunda presença do cineasta sul-coreano Im Sang-soo na seleção oficial de Cannes, dois anos depois de ter apresentado "The Housemaid" (2010). Curiosamente há uma ligação temática entre os dois filmes que são contos sobre poder, lúxuria e corrupção.
Título: LIKE SOMEONE IN LOVE

Realizador: Abbas KIAROSTAMI

Elenco: Rin Ta Takanashi, Tadashi Okuno, Ryo Kase

Duração: 109 min.

Género: Drama

Países: França, Irão e Japão

Distribuidora:Midas Filmes
Um velho e uma jovem mulher encontram-se em Tóquio. Ela não sabe nada sobre ele, ele acha que a conhece. Ele acolhe-a em sua casa, ela oferece-lhe o seu corpo.
Mas a teia que é tecida entre eles no espaço de vinte e quatro horas não tem qualquer relação com as circunstâncias do encontro.
O iraniano Abbas Kiarostami é um dos consagrados da seleção deste ano. Estreou-se em Cannes com "Através das Oliveiras" (1994), ganhou a Palma de Ouro com "O Sabor da Cereja" (1997) e esteve em competição com "Dez" (2002) e "Cópia Certificada" (2010).
Título: ANGEL'S SHARE

Realizador: Ken LOACH

Elenco: Roger Allam, John Henshaw, Daniel Portman

Duração: 106 min.

Género: Comédia

País: Grã-Bretanha, França

Distribuidora:--
Robbie (Paul Brannigan) escapa, por pouco, da prisão. Entretanto a sua namorada acaba de dar à luz o primeiro filho. Robbie promete que o futuro do seu primogénito será diferente de tudo o que ele viveu... O britânico Ken Loach é um nome altamente considerado em Cannes. Desde 1979 apresentou 14 filmes em competição, tendo ganho dois Prémios do Júri com "Agenda Secreta" (1990) e "Chuva de Pedras" (1993) e uma Palma de Ouro com "Brisa de Mudança" (2006). "Angel's Share" é uma rara comédia na seleção de 2012.  
Título: HOLY MOTORS

Realizador: Leos CARAX

Elenco: Eva Mendes, Kylie Minogue, Michel Piccoli

Duração: 115 min.

Género: Drama

País: França

Distribuidora:Leopardo Filmes
Um Homem viaja por múltiplas vidas paralelas. O francês Leos Carax ("Má Raça", "Os Amantes da Ponte Nove") já experimentou os extremos em Cannes. Na sua estreia na realização obteve aclamação da crítica com "Boy Meets Girl" (1984) mas foi incompeendido com "Pola X" (1999). Regressa 13 anos depois desse filme, um longo período durante o qual apenas rodou três curtas-metragens. 
Título: LAWLESS

Realizador: John HILLCOAT

Elenco: Tom Hardy, Shia LaBeouf, Jessica Chastain, Guy Pearce

Duração: 115 min.

Género: Thriller

País: EUA

Distribuidora: --


Na época da Depressão em Franklin County, Virgínia, um gangue que se dedica ao contrabando de álcool é ameaçado pelas autoridades que querem uma parte dos lucros. O australiano John Hillcoat surge pela primeira vez na competição do festival de Cannes. O seu filme anterior, "A Estrada", esteve presente na competição de Veneza.
Título: BEYHOND THE HILLS

Realizador: Cristian MUNGIU

Elenco: Cosmina Stratan, Cristina Flutur e Valeriu Andriuta

Duração: 155 min

Género: Drama

País: Roménia

Distribuidora:--
Alina regressa da Alemanha para trazer Voichiţa - a única pessoa que ela ama e por quem foi amada neste mundo - de volta para ela. Mas Voichiţa encontrou Deus, e Deus é o amante mais difícil para se ter ciúmes. Cristian Mungiu é um dos autores essenciais da nova vaga do cinema romeno. Este é o seu segundo filme na competição do festival e o regresso acontece cinco anos após ter conquistado a Palma de Ouro com o drama "4 meses, 3 Semanas e 2 Dias".
Título: REALITY

Realizador: Mateo GARRONE

Elenco: Claudia Gerini, Paola Minaccioni e Nando Paone

Duração: 115 min.

Género: Drama

País: Itália, França

Distribuidora:--

Luciano é um peixeiro napolitano que complementa o salário modesto fazendo pequenos golpes juntamente com a mulher. Ele é um homem simpático e divertido que nunca perde uma oportunidade de representar perante clientes e parentes. Um dia a família incita-o a participar no Big Brother. Na busca deste sonho a sua percepção da realidade começa a mudar. O italiano Matteo Garrone marca resença pela segunda vez no Festival de Cannes. Em 2008 deixou uma boa impresão com "Gomorra", reconhecido no palmarés com o Grande Prémio do Júri.
Título: PARADIES LIEBE

Realizador:Ulrich SEIDEL

Elenco: Maria Hofstätter, Margarete Tiesel, Inge Maux

Duração: 120 min.

Género: Drama

País: Austria, Alemanha, França 

Distribuidora: -- 

Três mulheres austríacas procuram a realização. A primeira viaja para o Quénia, onde faz turismo sexual. A segunda ama somente a Deus. A terceira sofre com o excesso de peso e acaba por perder a virgindade num centro de talassoterapia. Grande parte da obra do austríaco Ulrich Seidel é desenvolvida no registo documental. Duas das suas ficções marcaram presença no Festival de Cannes. Primeiro, em 2007, com "Import/Export", agora com este "Paradies Liebe".
Título: POST TENEBRAS LUX

Realizador: Carlos REYGADAS

Elenco: Nathalia Acevedo, Adolfo Jiménez Castro, Willebaldo Torres

Duração: 120 min.

Género: Drama

Países: México, frança, Alemanha, Holanda

Distribuidora:--
Juan e sua família urbana vive no interior do México, onde eles gostam e sofrem num mundo à parte. E ninguém sabe se esses dois mundos são complementares ou se tendem a eliminar-se um ao outro. Em dez anos o mexicano Carlos Reygadas marcou presença na competiçao de Cannes com quatro filmes: "Japón" (2002), "Batalha do Céu" (2005), "Luz Silenciosa" (2007) e "Post Tenebras Lux" (2012). Todos foram exibidos em seleção oficial e apenas "Japón" não foi candidato à palma de Ouro. Já ganhou o Pémio do Júri com "Luz Silenciosa".
Título: JAGTEN - THE HUNT

Realizador: Tomas VINTERBERG

Elenco: Madds Mikelsen, Thomas Bo Larsen, Susse Wold, Anne Louise Hassing

Duração: 111 min.

Género: Drama

País: Dinamarca

Distribuidora:--

Após um divórcio difícil, Lucas tem uma nova namorada, um novo emprego e está em processo de reconciliação com o filho adolescente. Mas as coisas podem não dar certo, basta uma observação passageira e uma mentira aleatória. É Natal e a mentira espalha-se como um vírus. O choque e desconfiança provocam a histeria coletiva na pequena comunidade em que Lucas está inserido. Tomas Vinterberg, um dos autores associados ao movimento dinamarquês Dogma, marcou presença na competição de Cannes em 1998 com "A Festa", tendo recebido o Prémio do Júri. Foi necessário esperar 14 anos para encontrar novamente Vinterberg entre os candidatos à Palma de Ouro.
Título: V TUMAN - DANS LA BRUME

Realizador: Sergei LOZNITSA

Elenco: Vladimir Svirskiy, Vladislav Abashin e Sergei Kolesov

Duração: 127 min.

Género: Drama

Países: Alemanha, Holanda, Bielorrúsia, Rússia e Letónia 

Distribuidora: --
Fronteiras ocidentais da URSS, 1942. A região está sob ocupação alemã. Um homem é acusado injustamente de colaboração. Desesperado para salvar a sua dignidade, ele enfrenta uma escolha moral impossível. Sergei Loznitsa desenvolveu grande parte da sua obra através do cinema documental. As suas ficções foram  selecionadas pelo Festival de Cannes. É a segunda presença do cineasta bielorrusso na competição, dois anos depois de ter apresentado "A Minha Alegria".
Título: BAAD EL MAWKEAA - AFTER THE BATTLE

Realizador: Yousry NASRALLAH

Elenco: Nahed El Sebaï, Bassem Samra, Menna Shalabi

Duração: 122 min.

Género:Drama

País: Egipto, França

Distribuidora:--
Mahmoud fazia parte dos grupos armados coagidos pelo Governo egípcio que atacaram manifestantes na Praça Tahir, no dia 2 de Fevereiro de 2011. Desde então, Mahmoud perdeu o emprego, foi humilhado, e condenado ao ostracismo pela própria comunidade que vive perto das pirâmides. Ele e a sua família estão à beira do desespero quando conhecem Reem, uma ecologista que vive num bairro rico do Cairo. Este será o encontro de duas pessoas, mas também de dois mundos diferentes.
O cineasta egipcío Yousry Nasrallah é a única e rara presença africana na competição. Nenhum dos seus oito filmes anteriores foi selecionado para Cannes.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2012