Selvajaria de Miguel Gomes na secção especial do Festival de Locarno
Miguel Gomes durante a rodagem de "Selvajaria"

Cinema PortuguêsFestival  

"Selvajaria" de Miguel Gomes na secção especial do Festival de Locarno

Criada de propósito para a edição deste ano, a secção "Os Filmes Depois de Amanhã" integra 10 projetos de longas-metragens interrompidas por causa da pandemia.

"Selvajaria", a próxima longa-metragem do realizador português Miguel Gomes, foi seleccionada para a secção especial "Os Filmes Depois de Amanhã", do Festival de Cinema de Locarno 2020.

Trata-se de uma secção especial criada para a edição deste ano e será composta por 10 projetos internacionais de longa-metragem interrompidos por causa da pandemia global e outros 10 projetos nas mesmas condições, mas de origem, ou coprodução suíça.

Um júri composto por três realizadores concederá um prémio especial - Pardo 2020 - no valor de 70 mil francos suíços (aproximadamente 66 mil euros) ao melhor projecto.

"Selvajaria" é uma adaptação livre do livro "Os Sertões", do escritor e jornalista brasileiro Euclides da Cunha, sobre a Guerra de Canudos, um conflito que teve lugar no interior do estado da Bahia, entre 1896 e 1897, e que opôs o exército brasileiro a uma comunidade liderada pela carismática figura religiosa de Antônio Conselheiro.

O argumento original é de Mariana Ricardo, Maureen Fazendeiro, Miguel Gomes e Telmo Churro, numa produção de O Som e a Fúria em co-produção com a Shellac Sud (França), RT Features (Brasil), Rediance Films (China) e Faliro House (Grécia)

A rodagem, prevista para este ano, teve de ser adiada dada a situação actual causada pelo Covid-19.

Entre os selecionados da secção "Os Filmes Depois de Amanhã" estão ainda outros dois filmes com coprodução portuguesa, "Eureka", do argentino Lisandro Alonso, e  "When The Waves Are Gone", do filipino Lav Diaz, ambos com participação da Rosa Filmes.

Entre as longas-metragens com capital suíço, descobre-se ainda mais um projeto com participação portuguesa, “Far West”, de Pierre-François Sauter, uma coprodução da Terratreme, também afetada pela covid-19 na fase em que o realizador iria embarcar para a rodagem em Cabo Verde.


A lista completa com os 10 filmes internacionais escolhidos inclui:

Chocobar
Lucrecia Martel
Argentina / EUA / Dinamarca / México

Cidade;Campo
Juliana Rojas
Brasil

De Humani Corporis Fabrica
Verena Paravel e Lucien Castaing-Taylor
França / EUA

Eureka
Lisandro Alonso
França / Alemanha / Portugal / México / Argentina

Human Flowers of Flesh
Helena Wittmann
Alemanha / França

I Come From Ikotun
WANG Bing
França / China

Kapag Wala Nang Mga Alon (When The Waves Are Gone)
Lav Diaz
Filipinas / França / Portugal / Dinamarca

Nowhere Near
Miko Revereza
Filipinas / México / EUA

Petite Solange
Axelle Ropert
França

Selvajaria
Miguel Gomes
Portugal / França / Brasil / China / Grécia

A edição 2020 do Festival de Cinema de Locarno terá lugar online entre 5 e 15 de agosto.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsFestival