Sexta-feira com demónios à solta no Rivoli
Anthony Hopkins, Deus ou Diabo?

FantásticoFestival  

Sexta-feira com demónios à solta no Rivoli

"O Ritual" com Anthony Hopkins é exibido no Fantasporto uma semana antes da estreia nas salas nacionais

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Sexta-feira com demónios à solta no Rivoli
O Ritual Michael Kovak é um seminarista cético e decidido a abandonar seu caminho na igreja, mas seu superior o orienta a passar um período no Vaticano para estudar rituais de exorcismo. Uma vez lá, suas dúvidas e questionamentos só aumentam na medida em que seu contato com o Padre Lucas (Anthony Hopkins), um famoso jesuíta exorcista, o apresenta o lado mais obscuro da igreja. É quando ele conhece a ...

Terminadas que estão as principais sessões competitivas, resta agora ao júri escolher os melhores filmes desta edição do Fantas.

Entretanto, chega esta noite ao grande auditório Sir Anthony Hopkins, vem de crucifixo em punho para “O Ritual”. A tarde é dedicada a Jean Renoir e Paulo Trancoso.

O filme de ficção científica “Splice- Mutante” com Adrian Brody é outra das propostas fortes da programação desta sexta-feira. O filme é exibido no mesmo momento em que chega ás salas de cinema.

Hoje, o programa do dia inclui ainda "Bedways" de Rolf Peter Kahn, um filme que deixou um rasto de escândalo e polemica no festival de Berlim, e um documentário de Steven Soderbergh sobre o ator, argumentista e escritor Spalding Rockwell Gray.




Destaques sexta-feira, 4 de Março 
GRANDE AUDITÓRIO

15h00 - Boudu Sauvé des Eaux, Jean Renoir, França, 85 min.

A gloriosa década de 30 tem em Jean Renoir o seu expoente máximo. E da sua vasta e brilhante filmografia, "Boudu sauvé des eaux" é um dos mais marcantes exemplos da comédia de costumes, um filme intemporal e absolutamente imprescindível para qualquer estudioso de cinema.


17.00h – Duas Mulheres, João Mário Grilo, Portugal, 100 min


Um casal leva uma existência dourada até que Mónica, uma jovem modelo, entra na vida a dois. Com a realização de João Mário Grilo, “Duas Mulheres” conta com as interpretações de Beatriz Batarda, Virgílio Castelo, Débora Monteiro, Nicolau Breyner. Produzido por Paulo Trancoso.


21h15 - O Ritual, Mikael Hafstrom, EUA, 112 min.


Fantástico thriller psicológico que revela o alcance do Diabo, mesmo no lugar mais sagrado do mundo. Um dos maiores actores de sempre, Anthony Hopkins (Oscar de Melhor Actor em “O Silêncio dos Inocentes”), é o protagonista de “The Rite”, num papel verdadeiramente assustador. A brasileira Alice Braga (“Ensaio sobre a Cegueira”), o holandês Rutger Hauer (“Blade Runner”) e a italiana Maria Grazia Cuccinota (“O Carteiro de Pablo Neruda”) completam o elenco de luxo deste filme!


23h15 – Splice, Vincenzo Natali, Canadá/EUA, 97 min
.

Um casal de cientistas que trabalha num laboratório privado de biotecnologia sequioso de lucros, cria novos espécimes com propriedades genéticas ainda mal estudadas. Passa o futuro da humanidade por aqui? De Vincenzo Natali, multi-premiado no Fantasporto e realizador de “Cube” e “Nothing”.


01h15 - Bedways, Rolf Peter Kahl, Alemanha, 91 min.


Filme choque da Berlinale - Festival Internacional de Cinema de Berlim 2010 em que teve honras de encerramento, promete escândalo e polémica também no Fantasporto. Nina Bader quer rodar um filme sobre o amor e sexo. Para tal, convida um casal de actores amigos para uns dias de ensaios. Uma reflexão cáustica e realista sobre o amor, o sexo e a pornografia.


PEQUENO AUDITÓRIO


21h15 - And Everything is Going Fine, Steven Soderbergh, EUA, 89 min


O realizador vencedor de um Oscar pelo filme “Traffic – Ninguém Sai Ileso”, realiza um retrato íntimo de Spalding Gray, o mestre dos monólogos, como ele próprio se descrevia. Spalding Rockwell Gray era um actor, argumentista, escritor e artista multi-facetado que nasceu a 5 de Junho de 1941. Ficou conhecido por escrever e interpretar a peça “Swimming to Cambodia”.


23h00 – Death Kappa, Tomoo Haraguchi, Japão, 85 min


As palavras são insuficientes para retratar toda a extravagância e o delírio criativo de “Death Kappa”. Do conhecido Tomoo Haraguchi - responsável pela criação do inenarrável monstro Gamera e dos efeitos mecânicos da boneca de “Air Doll” e dos SFX de “Bullet Ballet” de Tsukamoto (ambos exibidos no Fantasporto) , “Death Kappa” é um espectáculo visual divertidissmo a que ninguém resiste.


Antecedido por… A Parideir, José Miguel Moreira, Portugal, 20 min
.

Uma mulher desejosa da maternidade, um marido que já tentou de tudo para ser pai e um pastor misterioso que os vai conduzir a esse lugar sagrado que se chama a parideira. Diogo Morgado, Ana Moreira e José Pinto são os protagonistas desta lenda transmontana filmada no Parque Natural de Montesinho.







  • Sexta-feira com demónios à solta no Rivoli
    Splice - Mutante
    Os prestigiados Engenheiros Genéticos Clive e Elsa, especializaram-se na fusão de ADN de diferentes animais para criar incríveis híbridos. Desta vez, eles pretendem usar o ADN humano num híbrido, numa experiência que pode revolucionar a ciência e a medicina. Mas quando a empresa farmacêutica que ...
por
publicado 13:45 - 04 março '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de FantásticoFestival