5 x 2 - CINCO x DOIS (2004)
A história de um casal (re)vista através de uma inesperada estrutura temporal

DVD Memória  

5 x 2 - CINCO x DOIS (2004)

Realizador de filmes como "8 Mulheres", "Swimming Pool" ou o recente "Dentro de Casa", François Ozon tem sabido exprimir-se através dos géneros mais variados: ele é, afinal, um herdeiro do cinema de François Truffaut.

François Ozon (n. 1967) é, por certo, um dos mais versáteis e criativos autores do actual cinema francês. Em boa verdade, do melodrama ao policial, passando pelo género musical, ele tem experimentado um pouco de tudo. Basta observar esse espantoso misto de comédia e conto moral que é "Dentro de Casa", recentemente lançado no mercado português.

"5 x 2 - Cinco x Dois" constitui, por certo, um dos projectos mais extremos (por assim dizer, mais extremistas) de toda a sua filmografia. Trata-se de contar a história de um casal  — interpretado pelos excelentes Stéphane Freiss e Valeria Bruni Tedesch —, não exactamente como uma "acumulação" de episódios significativos da sua existência, mas através da sua inesperada e perturbante inversão: começamos por conhecê-los no momento do divórcio e cada um dos cinco fragmentos vai recuando no tempo, até ao período de enamoramento.

Para além do rigor da construção e, como sempre, da impecável direcção de actores, Ozon é alguém que se preocupa em observar os sinais dos usos e costumes da época que filma. Nessa medida, "5 x 2" é um dos casos mais sintomáticos da sua condição de herdeiro da tradição que, durante a Nova Vaga, se renovou através de um cineasta como François Truffaut — as convulsões da intimidade passam, aqui, por uma visão atenta da dinâmica interna da sociedade francesa.

por
publicado 16:35 - 28 julho '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD Memória