Shining estreou-se há 40 anos
Jack Nicholson em "Shining": um actor de génio num clássico absoluto

Memória  

"Shining" estreou-se há 40 anos

Na trajectória criativa de Stanley Kubrick, "Shining", adaptado de Stephen King, continua a ser uma das referências mais populares — a estreia ocorreu há exactamente 40 anos.

Artigo recomendado:
Shining estreou-se há 40 anos
Mais Cinema
Jan Harlan: "Todos os filmes que Stanley Kubrick fez sobreviveram ao tempo" A estreia mundial de "Laranja Mecânica", um dos filmes mais emblemáticos de Stanley Kubrick, aconteceu há 40 anos. Pretexto para retomar ...

Digamos que não é fácil acreditar em absoluto na luminosa boa disposição do rosto de Jack Torrance... Ou não fosse ele uma das personagens mais contraditórias e fascinantes da filmografia de Jack Nicholson.

Provavelmente, mesmo quem nunca viu o filme de onde provém a imagem — "Shining" (1980), de Stanley Kubrick —, sabe reconhecer a sua origem e até, eventualmente, poderá discorrer sobre a genial versatilidade de Nicholson.

A sua pertença à história e à mitologia do cinema é tanto mais forte, e inapagável, quanto estamos perante um objecto que desafia qualquer rótulo, a começar pelo mais automático e banal de "filme-de-terror". Talvez por isso, Stephen King, autor do livro que lhe serviu de base, tenha manifestado a sua desilusão perante a adaptação de Kubrick...

A vibração e a perturbação, numa palavra, a actualidade de "Shining" será tanto maior quanto a sua dimensão de fábula realista está longe de se ter dissipado — aqui está, de facto, um filme que nos dá a ver a relação do humano com os seus fantasmas, questionando a transparência dos espaços mais tradicionais da nossa existência, a começar pela família.

Na trajectória criativa de Kubrick, "Shining" surge também como exemplo revelador da agilidade narrativa e estética do seu criador, nunca ficando preso a qualquer género ou temática. Antes, tinha assinado "Barry Lyndon" (1975), perversa reinvenção do "filme-histórico"; depois, realizaria "Nascido para Matar" (1987), singularíssimo retrato da guerra do Vietname, terminando a obra (e a vida) com "De Olhos Bem Fechados" (1999), um fulgurante melodrama virado do avesso.

Para a história, e porque as efemérides podem envolver um especial valor cognitivo e afectivo, lembremos que "Shining" se estreou a 23 de maio de 1980 — ou seja, há exactamente 40 anos.

  • Shining estreou-se há 40 anos
    DVD Memória
    DE OLHOS BEM FECHADOS (1999)
    Duas décadas passadas sobre o seu lançamento, o derradeiro filme de Stanley Kubrick é também uma apoteose musical: Shostakovich, Frank ...
por
publicado 15:30 - 23 maio '20

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americano