Simplesmente Che... partido em dois

Oscar 2009Mais Cinema  

Simplesmente "Che"... partido em dois

O realizador Steven Soderbergh dirige Benicio Del Toro num biopic sobre a vida do guerrilheiro Che Guevara. A primeira parte estreia esta semana.


A antestreia mundial de "Che" aconteceu no passado festival de Cannes, onde Benicio Del Toro recebeu a Palma de Ouro para melhor actor. O filme foi exibido em competição, numa sessão única com um intervalo - algo inexistente nas sessões do festival... - a separar as duas partes distintas: "O Argentino", focado na vitoriosa campanha cubana, entre 1956 - '58 - e "Guerrilha", centrado no desastre boliviano, ocorrido entre 1966 - '67.

Na altura ficou evidente a dificuldade de estrear e exibir comercialmente uma obra que totalizava 258 min., o que implicava realizar sessões com 4 horas e meia. O trailer esclarece a estratégia de lançamento que está a ser seguida em todo o lado. As duas partes estreiam separadamente, com uma diferença de um mês, sensivelmente, e os títulos iniciais exibem a catalogação parte I e parte II.

Esta opção procura preservar a ideia de unidade, evitando que o espectador desista de ver uma das partes.

É certo que cada metade funciona de forma autónoma - há uma geografia distinta, um tempo histórico diverso e um ritmo narrativo diferente ("Argentino" é fragmentado, "Guerrilha" é linear).

No entanto, lamenta-se a impossibilidade de o espectador português, europeu, não ter acesso à obra intregral, como sucedeu nos Estados Unidos, em Dezembro, durante um roadshow identificado no trailer.

Isso corresponderia ao desejo de Steven Soderbergh que defendeu, no festival de Cannes, uma estratégia de difusão em dois momentos: o filme estrearia em versão integral e, posteriormente, seria exibido em separado.





O ARGENTINO
De Steven Soderbergh
com Benicio Del Toro, Julia Ormond, Pablo Guevara
Biografia, Drama
126m
M/12
ESPANHA, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, FRANÇA
2009


Ouça a antevisão de Diamantino José


por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2009Mais Cinema