Sobe para quatro o número de filmes portugueses no Festival de Berlim

Cinema PortuguêsFestival  

Sobe para quatro o número de filmes portugueses no Festival de Berlim

A curta "Aos Dezasseis", de Carlos Lobo, e o documentário "As Águas de Pastaza", de Inês T. Alves, são os anúncios mais recentes.

Artigo recomendado:
Sobe para quatro o número de filmes portugueses no Festival de Berlim
Cinema Português
Curta-metragem "By Flavio" de Pedro Cabeleira em competição no festival de Berlim O festival decorre entre 10 e 20 de fevereiro.

O mais recente filme de Carlos Lobo, “Aos Dezasseis”, foi selecionado para a 72.ª edição do festival alemão, que decorre de 10 e 20 de fevereiro. A primeira curta-metragem de ficção do cineasta integra a Competição Generation 14Plus, dedicada a obras contemporâneas que exploram a vida e o mundo juvenil e estreia mundialmente na Berlinale.

Na mesma secção, será exibido o documentário "Águas de Pastaza", de Inês T. Alvez, filmado com as crianças de uma comunidade indígena Suwa no rio Pastaza, junto às fronteiras entre o Equador e o Peru.

Antes, já fora anunciada a participação de Jorge Jácome, com a sua primeira longa-metragem "Super Natural", na secção Fórum, e a curta de Pedro Cabeleira, "By Flávio", na competição Berlinale Shorts.

Diante da evolução da pandemia, a direção da Berlinale experimentará este ano um formato com menos dias. Os filmes da seleção oficial e a atribuição dos prémios, ocuparão a programação de 10 a 16 de fevereiro. Nos restantes quatro dias - até 20 de fevereiro - os filmes serão exibidos o público em geral nos cinemas da área da capital alemã, com lotação reduzida para metade. Alguns dos programas e eventos paralelos decorrerão em formato virtual, nomeadamente o mercado europeu de cinema, a secção Talentos e o programa do Fundo Mundial de Cinema.

O realizador, argumentista e produtor M. Night Shyamalan preside ao júri internacional do festival.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsFestival