Spielberg preside ao júri do Festival de Cannes

FestivalCannes 2013  

Spielberg preside ao júri do Festival de Cannes

Aos 66 anos o realizador assumirá um papel decisivo na 66ª edição do mais prestigiado festival de cinema do mundo.

O realizador e produtor norte-americano Steven Spielberg presidirá ao júri do 66º Festival de Cinema de Cannes, anunciou esta quinta-feira a organização em comunicado.

"É, para mim, uma grande honra e um imenso privilégio presidir o júri de um festival que incansavelmente continua a demonstrar que o cinema é a linguagem do mundo", declarou no comunicado oficial, Steven Spielberg, um dos homens mais poderosos de Hollywood, que sucederá no cargo ao realizador italiano Nanni Moretti.

Steven Spielberg, 66 anos, apresentou diversos filmes em Cannes, em geral fora de competição. As suas presenças mais relevantes sucederam em quando ganhou o prémio de melhor argumento com "Asfalto Quente", em 1974, e quando o festival exibiu "E.T O Extra-terrestre" em antestreia mundial na gala de encerramento em 1982.

A filmografia de Steven Spielberg é "um constante ir e vir entre o sonho e a realidade. Alternando entre filmes de entretenimento e graves reflexões sobre a História, o racismo e a condição humana, ela reflete sua aspiração a um mundo pacífico e reconciliado", destacam os organizadores do festival.

Em 40 anos de carreira, Spielberg fez 27 filmes, e muitos são marcantes na história do cinema mundial: de "Duelo - Duelo no Asfalto", em 1971, originalmente uma produção para a televisão, a "Tubarão", de "Os Salteadores da Arca Perdida" a "Parque Jurassico", de "A Cor Púrpura" a "Lincoln", que permitiu a consagração do ator Daniel Day-Lewis com o terceiro Oscar da sua carreira.

Spielberg recebeu o Oscar de melhor realizador com "A Lista de Schindler", em 1994, e com "O Resgate do Soldado Ryan", em 1998.

Segundo Thierry Frémaux, diretor-geral do Festival de Cannes, "os seus filmes, e também o seu compromisso em todos os sentidos, o equiparam, ano após ano, aos maiores cineastas de Hollywood. Estamos orgulhosos em dar-lhe as boas-vindas", ressaltou.

Steven Spielberg sucede no posto a Nanni Moretti, em 2012, Robert de Niro, em 2011, Tim Burton, em 2010, Isabelle Huppert, em 2009, e Sean Penn, em 2008.

O 66º Festival de cinema de Cannes decorrerá entre 15 e 26 de maio.

por
publicado 14:49 - 28 fevereiro '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de FestivalCannes 2013