Ficção científica • Mais Cinema • Mais Cinema • Mais Cinema • Cinema Norte-americano
"Star Trek": a primeira fronteira
Há novidades em "O Futuro Começa". Mas falta intensidade dramática e acção estimulante.
É uma viagem no tempo. Os primeiros episódios da série televisiva que deu origem à saga cinéfila Star Trek estrearam em 1966. J.J. Abrams retoma esta aventura colocando-a num tempo prévio a toda a narrativa, focando as origens de Spock e do capitão Kirk.
Os elementos familiares surgem renovados de um modo inteligente. Os novos actores, sem excepção, personificam o rejuvenescimento das personagens mantendo uma parecença com o aspecto que estes heróis têm numa idade mais avançada. Os fatos são iguais e a disposição interior da nave foi preservada. O público mais entusiasta da série vai apreciar a aparição de Leonard Nimoy no desempenho de um Spock com quase 80 anos. As viagens no tempo permitem isso e muito mais!
Este episódio é eficaz enquanto vai definindo um primeira fronteira mas não entusiasma quando assume a história que tem para contar. A primeira missão da USS Enterprise consiste em enfrentar uma ameaça aos planetas federados, incluindo a Terra. A dramatização dos conflitos é previsível - vejam como reage Spock à destruição de Vulcano...; a acção pouco empolgante - há algumas perseguições em corredores e plataformas...; os cenários mais interessantes são mal aproveitados - a única excepção é a sequência da perfuradora gigante.
"O Futuro Começa" abre outras possibilidades para uma série que estava esgotada mas isso é um aspecto funcional, industrial. Talvez o próximo episódio tire partido da juventude irrequieta que está em cena e coloque estas personagens perante desafios mais estimulantes.

STAR TREK
De J.J. Abrams
Com Zachary Quinto, Eric Bana, Chris Pine
Aventura, Ficção Científica
106m
M/12
EUA
2009
por Tiago Alves
publicado 14:56 - 08 maio '09