Syberberg no LEFFEST
Hans-Jürgen Syberberg — cineasta do espírito alemão

LEFFEST 2015  

Syberberg no LEFFEST

O alemão Hans-Jürgen Syberberg e a americana Laurie Anderson marcam presença no penúltimo dia do festival de Lisboa e do Estoril.

* LEFFEST — sábado, 14 Novembro

Nome fulcral da história do cinema alemão, Hans-Jürgen Syberberg (n. 1935) está presente na nona edição do LEFFEST. Hoje, na sessão de "Fausto, por Syberberg", participa numa conversa com João Barrento.

Na genealogia do Novo Cinema alemão, Syberberg pode considerar-se uma personalidade tão importante quanto marginal. De facto, através de títulos como "Ludwig: Requiem para um Rei Virgem" (1972), "Karl May" (1974), "Hitler: um Filme da Alemanha" (1977) ou "Parsifal" (1982), definiu um singularíssimo espaço de expressão, capaz de conciliar a paixão formal da ópera com uma depurada reflexão sobre as convulsões interiores do espírito alemão [video: abertura de "Ludwig", sem legendas].


Também convidada do certame, Laurie Anderson vem apresentar o seu filme "Heart of a Dog", pessoalíssima reflexão marcada, em particular, pelas mortes recentes da sua mãe e do marido, Lou Reed. Destaque ainda para a projecção de "A Ilha dos Amores" (1982), de Paulo Rocha, título integrado na homenagem a Luís Miguel Cintra.

por
publicado 23:46 - 13 novembro '15

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival