TESTEMUNHOS DE GUERRA (2003)

DVD  

TESTEMUNHOS DE GUERRA (2003)

A tradição do documentário político (ou sobre temas políticos) está profundamente enraizada na história do cinema americano: temos, agora, a confirmação disso mesmo com a estreia de "A Verdade da Crise", de Charles Ferguson. Nome fundamental dessa tendência é Errol Morris. O seu "The Fog of War/Testemunhos de Guerra" pode servir de exemplo modelar: um verdadeiro inquérito jornalístico protagonizado por Robert S. McNamara, secretário da Defesa dos Presidentes John Kennedy e Lyndon Johnson. Foi Oscar de melhor documentário de 2003.

Robert S. McNamara (1916-2009) é uma figura nuclear da história político-militar dos EUA durante o século XX. Tendo trabalhado com os Presidentes Kennedy e Johnson, ele passou pela crise dos mísseis em Cuba e também por todas as convulsões relacionadas com a guerra do Vietname. Este é um filme que evoca esse trajecto, antes do mais através das suas próprias palavras.

Errol Morris faz uma longa entrevista com McNamara, mas o seu filme está muito longe de corresponder aos modelos correntes da reportagem televisiva. Através de um notável jogo de contrastes entre o depoimento do protagonista e a memória das imagens, Morris propõe, afinal, uma assombrosa viagem aos bastidores da política e dos seus principais actores.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD