TOPÁZIO (1969)

DVD  

TOPÁZIO (1969)

A estreia de "Jogo Limpo" mostra que o thriller político não desapareceu da paisagem do cinema americano, relançando uma tradição em que o nome de Alfred Hitchcock ocupa um lugar determinante. "Topázio", filme centrado na crise dos mísseis soviéticos em Cuba, no ano de 1962, é um excelente exemplo do seu trabalho nessa área: um testemunho histórico que possui a dimensão de uma verdadeira tragédia moral.

Com "Cortina Rasgada" (1966), Alfred Hitchcock mostrou especial interesse pelos temas da Guerra Fria. A dimensão romântica que esse filme ainda possuía deu lugar, em "Topázio", a um profundo cepticismo: afinal de contas, Hitchcock evocava a crise dos mísseis cubanos como um espelho incómodo da decomposição dos valores clássicos do humanismo.

Na filmografia hitchcockiana, este é um filme que confirma o progressivo afastamento do autor em relação aos modelos tradicionais de Hollywood. Em boa verdade, na época, Hollywood vivia também uma interrogação radical do seu glamour clássico. Hitchcock contemplava tudo isso com a frieza metódica de quem conhecia a sua própria solidão criativa.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD