TVE premeia e exibe filme de João Canijo
Rita Blanco, Anabela Moreira e Cleia Almeida no poster de "Sangue do Meu Sangue"

Cinema Português  

TVE premeia e exibe filme de João Canijo

"Sangue do meu Sangue" foi distinguido com um prémio não oficial no festival de cinema de San Sebastian.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 TVE premeia e exibe filme de João Canijo
Sangue do Meu Sangue Márcia mora com a irmã, Ivete, num bairro camarário dos arredores de Lisboa. Juntas, criaram os filhos de Márcia: Cláudia, que estuda enfermagem e é caixa num supermercado, e Joca, que se tornou num pequeno delinquente. Um dia, o quotidiano da família é abalado. Joca tentou enganar o traficante para quem trabalhava e é apanhado; Cláudia apresenta à mãe o novo namorado que é seu professor e muito ...

O filme de João Canijo "Sangue do Meu Sangue" recebeu uma menção honrosa do júri do prémio Otra Mirada da Televisão Pública de Espanha, o que assegura a exibição do filme no canal 2 da TVE.

O prémio Otra Mirada é paralelo ao palmarés oficial do festival e foi criado para distinguir "o cinema realizado, escrito ou interpretado por mulheres ou homens que mostre o olhar, as preocupações, os problemas, as necessidades e os anseios do mundo feminino".

O prémio Otra Mirada foi atribuído ao filme "A Separation" de Asghar Farhadi, mas o júri decidiu atribuir uma menção honrosa a "Sangue do meu Sangue", do realizador português.

Competiam 12 filmes, sete dos quais integram a Competição Oficial do Festival de San Sebastian, e onde se contam o filme Albert Nobbs, protagonizado por Glenn Close e os filmes realizados por Terence Davis, Sarah Polley e Arturo Ripstein, entre outros.

"Sangue do meu sangue" estreou-se a 10 de setembro no festival de cinema de Toronto, no Canadá, e vai ser exibido nas salas portuguesas a partir de 5 de outubro.

"Sangue do meu sangue" terá duas versões em sala, uma mais longa (190 minutos) e uma mais curta, e também uma versão de três episódios de 50 minutos para televisão, que ainda não foi adquirida por nenhuma estação.

O processo de trabalho de João Canijo em "Sangue do meu sangue" ficou registado no documentário "Trabalho de Atriz, Trabalho de Ator", exibuido este ano no festival IndieLisboa.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português