Rita Blanco, Anabela Moreira e Cleia Almeida no poster de "Sangue do Meu Sangue"
Cinema Português
TVE premeia e exibe filme de João Canijo
"Sangue do meu Sangue" foi distinguido com um prémio não oficial no festival de cinema de San Sebastian.
Trailer/Cartaz/Sinopse:
Sangue do Meu Sangue
Márcia mora com a irmã, Ivete, num bairro camarário dos arredores de Lisboa. Juntas, criaram os filhos de Márcia: Cláudia, que estuda enfermagem e é caixa num supermercado, e Joca, que se tornou num pequeno delinquente.
Um dia, o quotidiano da família é abalado. Joca tentou enganar o traficante para quem trabalhava e é apanhado; Cláudia apresenta à mãe o novo namorado que é seu professor e muito ...
O filme de João Canijo "Sangue do Meu Sangue" recebeu uma menção honrosa do júri do prémio Otra Mirada da Televisão Pública de Espanha, o que assegura a exibição do filme no canal 2 da TVE.
O prémio Otra Mirada é paralelo ao palmarés oficial do festival e foi criado para distinguir "o cinema realizado, escrito ou interpretado por mulheres ou homens que mostre o olhar, as preocupações, os problemas, as necessidades e os anseios do mundo feminino".
O prémio Otra Mirada foi atribuído ao filme "A Separation" de Asghar Farhadi, mas o júri decidiu atribuir uma menção honrosa a "Sangue do meu Sangue", do realizador português.
Competiam 12 filmes, sete dos quais integram a Competição Oficial do Festival de San Sebastian, e onde se contam o filme Albert Nobbs, protagonizado por Glenn Close e os filmes realizados por Terence Davis, Sarah Polley e Arturo Ripstein, entre outros.
"Sangue do meu sangue" estreou-se a 10 de setembro no festival de cinema de Toronto, no Canadá, e vai ser exibido nas salas portuguesas a partir de 5 de outubro.
"Sangue do meu sangue" terá duas versões em sala, uma mais longa (190 minutos) e uma mais curta, e também uma versão de três episódios de 50 minutos para televisão, que ainda não foi adquirida por nenhuma estação.
O processo de trabalho de João Canijo em "Sangue do meu sangue" ficou registado no documentário "Trabalho de Atriz, Trabalho de Ator", exibuido este ano no festival IndieLisboa.
por Cinemax com Lusa
publicado 15:00 - 23 setembro '11