Tarantino apresenta Leone
Clint Eastwood sob a direcção de Sergio Leone — um clássico que faz 50 anos

Cannes 2014  

Tarantino apresenta Leone

"Por um Punhado de Dólares" (1964), de Sergio Leone, com apresentação de Quentin Tarantino, foi escolhido para o encerramento oficial do festival — os clássicos voltam a estar na linha da frente.

Com alguma surpresa, o Festival de Cannes anunciou a sua escolha para a sessão oficial de encerramento. Contrariando a tradição de apresentar uma produção recente (nos últimos anos, com opções muito discutidas e muito discutíveis), o certame vai exibir no dia 24 a cópia restaurada de uma das referências emblemáticas da história do western-spaghetti"Por um Punhado de Dólares" (1964), de Sergio Leone, com Clint Eastwood no papel central — a apresentação estará a cargo de Quentin Tarantino.

Assim se confirma a continuada valorização da secção "Cannes Classics". De facto, com o passar dos anos — e os restauros cada vez mais sofisticados que estão a ser feitos, visando em primeiro lugar as edições em DVD e Blu-ray — Cannes passou a ser uma montra privilegiada de muitas memórias cinéfilas, incluindo as do próprio festival: este ano, por exemplo, um dos eventos mais aguardados é a passagem de "Paris, Texas", de Wim Wenders, Palma de Ouro da edição de 1984.

Sophia Loren será outro nome mítico a marcar presença: a diva do cinema italiano estará em Cannes para apresentar a nova cópia da realização de Vittorio De Sica "Matrimónio à Italiana" (1964), filme em que contracena com Marcello Mastroianni (por sua vez, a figura recordada no cartaz oficial do festival).

"O Medo" (1954), uma das obras mais esquecidas de Roberto Rossellini, "Contos Cruéis da Juventude" (1960), de Nagisa Oshima, título central da "nova vaga" japonesa, e ainda "O Último Metro" (1980), de François Truffaut, o filme que consagrou o par Catherine Deneuve/Gérard Depardieu, são alguns outros títulos incluídos na secção de clássicos — o tempo vai ser pouco para (re)descobrir tantas e tão importantes memórias.

por
publicado 00:30 - 14 maio '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2014