Terry Gilliam não quer enganar o Diabo:as pessoas desesperam por ter coisas
Gilliam, autor de "Brazil", "12 Macacos" e "Parnassus":
um cineasta que persiste num universo fantasista

Mais CinemaCinema EuropeuMais CinemaFantásticoMais Cinema  

Terry Gilliam não quer enganar o Diabo:
"as pessoas desesperam por ter coisas"

Entrevista com o realizador que concluiu o derradeiro filme de Heath Ledger... acrescentado Jude Law, Johnny Depp e Colin Farrel ao elenco.

Encontrar Terry Gilliam é sempre uma experiência relevante, para utilizar uma palavra em voga, mas com significado impreciso.

Em Novembro, ao falar com ele em Londres, a propósito de "Parnassus, o Homem que Queria Enganar o Diabo", descobri as suas preocupações com o mundo actual em que vivemos.

Críticava Gordon Brown por apelar ao espírito consumista das pessoas para nos livrar da crise. "O homem que planta a sua própria batata é um mau cidadão", sublinhava Gilliam, enquanto mostrava a camisa que comprara há dez anos e que continua a vestir com orgulho.

Em "Parnassus, o Homem que Queria Enganar o Diabo" sublinha-se alegoricamente a necessidade humana de atingir uma qualquer espécie de imortalidade, mesmo que seja preciso vender a alma ao capitalismo selvagem.

Por outro lado, na nossa obsessão pelo bem estar, às vezes esquecemo-nos que existe um mundo à margem, alternativo, no subúrbio, por debaixo da ponte com gente de carne e osso, se calhar mais livre do que o dos empregados de colarinho branco.

Serve também o filme como registo de despedida de Heath Ledger, um actor que sempre cultivou um certo desapego à arte do marketing, em jeito de quem mais faz dinheiro nas bilheteiras dos cinemas.

Spielberg e Lucas continuam na estratosfera do cinema; já Terry Gilliam permanece a criar sonhos no universo dos vagabundos nómadas, seres que queremos imaginar como invisíveis, na nossa percepção irreal da realidade. Felizmente existe um cineasta com capacidade para nos acordar. Chama-se Terry Gilliam.
 

 


Poster  de «Parnassus - O Homem que queria enganar o Diabo»

PARNASSUS - O HOMEM QUE QUERIA ENGANAR O DIABO

Dr. Parnassus leva o seu teatro ambulante de cidade em cidade, oferecendo magia e ilusão, juntamente com a sua filha e os seus ajudantes. Mas a maldição do Dr. Parnassus paira também sobre o seu teatro e aproxima-se cada vez mais...

De Terry Gilliam com Christopher Plummer, Jude Law, Johnny Depp; Acção, Aventura; 105m; M/12; FRA; 2009




Ouça a crítica de Joé Paulo Alcobia

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCinema EuropeuMais CinemaFantásticoMais Cinema