The end: o derradeiro e incompletofilme de Heath Ledger
Tony, a derradeira personagem de Heath Ledger

Cinema EuropeuMais CinemaFantásticoMais Cinema  

The end: o derradeiro e incompleto
filme de Heath Ledger

A última personagem sobreviveu à morte do actor através do recurso a três alter-egos.

O ex-Monthy Pithon Terry Gilliam continua no mundo da fantasia épica. "Parnassus - O Homem que Queria Enganar o Diabo" é a história de um mágico que tem um teatro ambulante onde existe um espelho que é uma porta de entrada para realidades paralelas.

O dispositivo fantasista de Gilliam é cada vez mais arbitrário e corresponde a um modelo que já está esgotado após sucessivas representações no seu cinema.

O filme suscita mais interesse pelo facto de ser a derradeira e inacabada obra de Heath Ledger. O actor tinha rodado metade do papel quando morreu em 22 de Janeiro de 2008. Terry Gilliam ainda ponderou suspender a produção mas achou que isso trairia a memória de Ledger.

A contrariedade foi superada recorrendo a três actores que nutriam uma relação de amizade por Ledger: Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell interpretam variações sobre a mesma personagem em planos narrativos diversos. E os espelhos servem de transição permitindo que o alter ego da personagem de Ledger vá exibindo uma aparência diferente.

É relevante este esforço para sobreviver à perda de um actor e procurar valorizar esse derradeiro desempenho. Mas o argumento nunca sustenta esse artifício.
 

 


Poster  de «Parnassus - O Homem que queria enganar o Diabo»

PARNASSUS - O HOMEM QUE QUERIA ENGANAR O DIABO

Dr. Parnassus leva o seu teatro ambulante de cidade em cidade, oferecendo magia e ilusão, juntamente com a sua filha e os seus ajudantes. Mas a maldição do Dr. Parnassus paira também sobre o seu teatro e aproxima-se cada vez mais...

De Terry Gilliam com Christopher Plummer, Jude Law, Johnny Depp; Acção, Aventura; 105m; M/12; FRA; 2009

por
publicado 00:30 - 27 março '10

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema EuropeuMais CinemaFantásticoMais Cinema