Tom Cruise em Cannes: Faço filmes para o grande ecrã

Cannes 2022  

Tom Cruise em Cannes: "Faço filmes para o grande ecrã"

O ator apresenta hoje o novo filme "Top Gun: Maverick".

Tom Cruise defendeu as estreias de filmes nas salas de cinema e a magia do grande ecrã perante a explosão das plataformas de streaming. O ator norte-americano falou esta quarta-feira no Festival de Cannes, onde veio apresentar o novo "Top Gun: Maverick".

"Faço filmes para o grande ecrã. Os meus filmes não serão lançados directamente em plataformas. Ir ao cinema é partilhar uma experiência, independentemente da nossa cultura, ou língua. Vou ver os filmes nas salas de cinema quando saem. Coloco o meu boné (para não ser reconhecido). Gosto de ver os trailers", disse a estrela de Hollywood, em frente de mil pessoas que lhe proporcionaram uma longa ovação.

Prosseguiu dizendo que "juntos sairemos desta situação", referindo-se ao declínio na audiência do cinema, entre a explosão das plataformas e a crise de saúde global.

O actor de "Missão Impossível" e "Top Gun" aproveitou a oportunidade para falar sobre a sua paixão pelo cinema. "Desde os quatro anos de idade que quero fazer filmes. Cresci com os filmes de Buster Keaton, Harold Lloyd, Charlie Chaplin. Fazer filmes tem sido uma grande viagem para mim", acrescentou.

Aos 59 anos, presença habitual em grandes produções, insiste que é ele que faz as suas próprias acrobacias e falou desta particularidade. "É como perguntar a Gene Kelly porque dançava (risos)". Aos quatro anos e meio tinha um paraquedas de brincar. Queria fazer o mesmo. Fiz um pára-quedas com os meus lençóis e subi para o telhado. "Quando me atirei pensei que não era uma boa ideia" (risos). Bati com tanta força no chão que vi estrelas pela primeira vez à luz do dia. Mas disse, 'isto é interessante'", concluiu, sorrindo.

Ainda hoje, o actor subirá ao palco para apresentar "Top Gun: Maverick", 36 anos após o primeiro filme. Na mesma altura, A esquadrilha de acrobacias "Patrulha de França" com quem falou na terça-feira, sobrevoará o Palácio dos Festivais.

"Top Gun: Maverick" estreia a 26 de maio nas salas de cinema portuguesas.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2022