Trailer: É o Amor de João Canijo
João Canijo filmou o seu mais recente filme numa comunidade piscatória da Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

Cinema Português  

Trailer: "É o Amor" de João Canijo

O CINEMAX estreia o trailer do novo filme de João Canijo que chega aos cinemas dia 25 de abril.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Trailer: É o Amor de João Canijo
É o Amor Em Caxinas, freguesia de pescadores em Vila do Conde, cidade do Norte de Portugal, a relação entre a mulher e o pescador funda-se numa confiança vital, numa dependência recíproca e total para a sobrevivência da família. Porque a mulher confia e depende do pescador para ganhar a vida, e o pescador confia e depende da mulher para governar a vida. Neste filme acompanhamos um grupo de mulheres das ...

O novo filme de João Canijo, que resulta de um projecto desenvolvido com o festival de Curtas-Metragens de Vila do Conde, terá a sua antestreia na próxima edição do festival Indie Lisboa e chegará aos cinemas nacionais no dia 25 de abril. A estreia dos trailer acontece nos cinemas durante o fim-de-semana de Páscoa e em simultâneo no CINEMAX (ver trailer no Cartaz).

Resultado do trabalho do realizador e da actriz Anabela Moreira com a comunidade piscatória das Caxinas, o filme retrata o trabalho e a vida de um grupo de mulheres e em particular de uma mestra, Sónia Nunes, e da sua família.

Em Caxinas, freguesia de pescadores em Vila do Conde, a relação entre a mulher e o pescador funda-se numa confiança vital, numa dependência recíproca e total para a sobrevivência da família. A mulher depende do pescador para ganhar a vida, e o pescador confia e depende da mulher para governar a vida. Neste filme acompanhamos um grupo de mulheres das Caxinas no seu dia-a-dia, no trabalho quotidiano e com a família. E seguimos o trabalho de uma atriz que se infiltra e integra na comunidade.

João Canijo, na sua nota de intenções sobre o filme, salienta que "a mulher das Caxinas é um modelo da portuguesa moderna. Esta afirmação contradiz a imagem tradicional de uma peixeira enlutada do norte de Portugal." O realizador dedica-lhes o filme e destaca a relação de amizade que se estabeleceu entre duas mulheres diferentes: a mestra Sónia e a actriz Anabela.

"É o Amor" é uma produção da Midas Filmes com o Curtas-Metragens de Vila do Conde, tendo a participação da RTP, que exibirá mais tarde a sua versão televisão em duas partes.

Apresentado no âmbito da Competição Nacional do IndieLisboa, no dia 19 de Abril, sexta-feira, às 21h30, no Grande Auditório da Culturgest, o filme estreará uma semana depois nos cinemas UCI El Corte Inglés, Lisboa, e UCI Arrábida, Porto.

Dois anos depois da conclusão de "Sangue do Meu Sangue",  João Canijo estreia um novo filme e continua a participar em retrospetivas e homenagens, como a que vai acontecer no final deste mês de abril, na Cinemateca da Cidade do México, a maior e mais importante Cinemateca da América Latina.

O realizador continua a aguardar que o apoio ao seu mais recente projecto de longa-metragem, apresentado ao ICA, Instituto de Cinema há um ano e meio e escolhido há mais de três meses, seja homologado.

por
publicado 16:47 - 29 março '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português