Três filmes de Ozu neste verão

Cinema Asiático  

Três filmes de Ozu neste verão

A obra do mestre do cinema japonês continua a ser exibida em Portugal com o apoio exclusivo do CINEMAX.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Três filmes de Ozu neste verão
A Flor do Equinócio Na recepção do casamento da filha de um velho amigo seu, Hirayama questiona-se porque razão Mikami, outro velho amigo, não compareceu. Na verdade, Mikami estava preocupado com a filha Fumiko, que fugiu de casa com o namorado, e não quis ir à cerimónia. Mikami pede para Hirayama ir ver como Fumiko está. Este visita então o bar onde ela trabalha como empregada. Ao mesmo tempo que Hirayama se mostra ...

Este ano, Ozu está de regresso aos cinemas portugueses. O Espaço Nimas, em Lisboa, vai exibir, a partir de 24 de julho, novamente em versões digitais e restauradas (num processo coordenado pelo estúdio japonês Sochiku) mais três obras fundamentais do realizador.

Regressaremos assim ao universo ora terno ora pungente de Yasujiro Ozu, onde as crispações de uma sociedade japonesa em mutação se confundem com os conflitos entre duas gerações.

Desde a insatisfação contra os seus casamentos combinados pelos pais (em "A Flor do Equinócio" e "O Fim do Outono") até a uma mais prosaica greve de silêncio iniciada por dois irmãos quando os pais não lhes compram uma televisão (como em "Bom Dia").

Podem separar-nos décadas e até a transição para um novo século, mas a humanidade do cinema de Ozu continua tão actual quanto na época em que foi filmado.

A Leopardo Filmes, com o apoio do CINEMAX, retoma o cinema de Ozu, um ano depois de "Viagem a Tóquio" e "O Gosto do Saké" terem estreado comercialmente em Portugal. As cópias em versões difgitais reastauradas surgiram nos cinemas portugueses mais de cinquenta anos depois de Yasujiro Ozu ter rodado os dois filmes.




  • Três filmes de Ozu neste verão
    Bom dia
    "Bom dia" retoma um antigo filme do próprio Ozu ("Nasci, mas…"), modificando a história para fazer sentido no período em que foi rodado: neste filme dois rapazes juram não voltar a dizer qualquer palavra até que os pais comprem um aparelho de televisão.
  • Três filmes de Ozu neste verão
    O Fim do Outono
    Após o falecimento de Miwa, os seus melhores amigos decidem preocupar-se com o futuro da sua viúva, Akiko, e da sua filha, Ayako. Todos acreditam que a melhor solução é casar a jovem, mas esta rejeita um após o outro, todos os candidatos que lhe são oferecidos. Assim decidem casar primeiro Akiko.
por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Asiático