Estreias  

Um documentário "televisivo"

Podemos reconhecer que "I Am Greta", sobre Greta Thunberg, é um filme de óbvias e respeitáveis boas intenções. Infelizmente, os resultados pouco ou nada tratam as suas causas, ficando quase sempre pelo domínio dos "fait divers".

Um documentário televisivo
Greta Thunberg filmada por Nathan Grossman
Crítica de
Subscrição das suas críticas
115

É difícil olhar para o documentário "I Am Greta" (à letra: "Eu sou Greta"), de Nathan Grossman, sem sentir que dele emana uma espécie de perversa presciência. De facto, em 2018, quando Greta Thunberg começou a fazer os seus dias de greve escolar, Grossman já lá estava...

O que é, no mínimo, surpreendente: quando a jovem activista sueca era virtualmente desconhecida de todo o mundo, Grossman já lá estava, de facto, com a sua câmara, registando as reacções de espanto e curiosidade dos transeuntes e até entrevistando o pai de Greta.

É caso para perguntar: quem teve a percepção de que estava ali a germinar um imenso fenómeno político e mediático? Ou quem decidiu começar a tratar a solidão de Greta — sentada no chão, com um cartaz, em frente do parlamento da Suécia — como um potencial fenómeno político e mediático? As respostas serão uma expressão de máxima candura. Em qualquer caso, seria interessante conhecê-las.


Enfim, importa acrescentar que tudo isso seria irrelevante, não se desse o caso de, precisamente a partir dessas imagens, "I Am Greta" começar a sua elaboração de um discurso que é muito pouco (quase nada...) sobre as causas e protestos ecológicos que Greta encarna, valorizando sobretudo os "fait divers" e "curiosidades" do seu espaço familiar.

Pergunta-se também: isso implica algum esvaziamento do discurso de Greta, discurso de uma só vez político e ético, apostado em discutir o tema trágico do aquecimento global do planeta? De modo algum.

Apenas se lamenta que "I Am Greta" seja menos um filme e mais uma colagem de "reportagens" aceleradas, à maneira de muitos jornais televisivos, em que, por fim, a gravidade que se reconhece aos temas abordados acabe por se perder num emaranhado de apontamentos superficiais.

Crítica de João Lopes
publicado 22:51 - 12 novembro '21

Recomendamos: Veja mais Críticas de João Lopes