Um ensaio em cinema

Cinema Português  

Um ensaio em cinema

Pela primeira vez, uma sala de cinema em Lisboa, aposta numa curta metragem independente, para uma única sessão. “Ensaio” de Dinis M. Costa está em exibição no City Alvalade, após ter sido mostrado no short corner do Festival de Cannes.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Um ensaio em cinema
Ensaio Um filme que tem lugar num outro filme. Um jogo incerto e perigoso de simulações. Um revólver carregado com três balas. Fechados num estúdio de cinema, João (Miguel Nunes), Rita (Cátia Tomé) e Marco (Nuno Gil), três atores esquecidos entre a realidade e a ficção tentam desvendar quem realmente se encontra por detrás dos papéis interpretados.
Cinemax Rádio:
Outros Áudios
Antevisão "Ensaio"

Um filme dentro de outro filme, é desta forma que o realizador e argumentista de "Ensaio" apresenta a curta metragem de vinte e cinco minutos, num misto de realidade e ficção.

Dinis M. Costa trabalhou a ambiguidade, no confronto das relações entre dois e uma mulher. Um estúdio é o ponto de partida da narrativa onde as três personagens se descobrem entre dissimulações, através dos papéis que cada personagem representa.

Rodado a preto e branco, o filme remete um cenário dúbio, que se descodifica por diferentes momentos, registados entre os ensaios dos atores e os diálogos privados num camarim. Dinis M. Costa, trabalhou pela primeira vez com o elenco do filme protagonizado por Miguel Nunes, Nuno Gil e Cátia Tomé.

"Ensaio" é uma produção sem qualquer tipo de apoio financeiro da Overlook Filmes, criada por Dinis M. Costa, o irmão Francisco Costa e Ruben Santos. Para o jovem realizador, encontrar uma equipa é o processo mais difícil na criação de uma curta metragem sem orçamento.

O filme é já o terceiro trabalho de Dinis M. Costa, que conseguiu rodar o "Ensaio" com apoios logísticos e de equipamento cedidos por diversas entidades. Uma situação, que o realizador admite estar cansado, uma vez que trabalhar sem verbas torna os projetos limitativos.

Aos 24 anos de idade, Dinis M. Costa escreve a primeira longa metragem, numa adaptação de três obras de Mário de Sá Carneiro. O realizador garante que mesmo sem financiamentos vai continuar a filmar, como forma de desenvolver as ideias.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português