Um festival que pensa no público infantil
"A Lebre e o Veado": um conto moral sobre duas personagens "desenhadas" de maneira diferente

Festival  

Um festival que pensa no público infantil

Na sua 21ª edição, o Festival de Curtas-Metragens de Vila do Conde continua a pensar nos espectadores mais pequenos e na sua formação específica: é especialmente para eles que acontece a secção que dá pelo nome de Curtinhas.

No CURTAS Vila do Conde (a decorrer até domingo, dia 14), a ideia de formar novo(s) público(s) não é coisa vã. Daí a persistência da secção Curtinhas, espaço de programação que não se esgota na apresentação de filmes (para quatro escalões: maiores de 3, 6, 9 anos, e pais e filhos), propondo também ateliers de aprendizagem (por exemplo, sobre "truques científicos no ecrã" - dia 13, 10h30/12h30, no Teatro Municipal).

Entre os títulos já apresentados, aqui ficam três destaques para outras tantas produções que envolvem curiosas variações no campo da animação:

FLOCO DE NEVE, de Natascha Chernishova (Rússia): é a história de um floco de neve enviado, através de uma carta, para um menino africano; confrontado com uma entidade que não conhecia, o protagonista envolve-se numa viagem (sonhada) em que triunfa o princípio de descoberta e partilha que a fábula implica.

A LEBRE E O VEADO, de Péter Vácz (Hungria): porventura um dos filmes mais sugestivos dos primeiros dias do festival; nele se conta a história de dois animais que vivem no papel, até que um deles (o veado) se vê transfigurado numa figura tridimensional. Dir-se-ia um conto moral sobre a convivência entre o 2D e o 3D.

POPPETY NO OUTONO, de Pierre-Luc Granjon e Antoine Lanciaux (França): um dos títulos mais elaborados, e também mais longos (26 minutos), desta secção; um conto edificante sobre um reino em que o tradicional contador de histórias desapareceu, a ponto de o Rei não aguentar o tédio... Ou como se (re)valoriza, não a exibição ostensiva da técnica, mas a velha arte de construir ficções.

por
publicado 12:06 - 10 julho '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival