Um mundo muito rafeironum feel good movie

Mais CinemaOscar 2009  

Um mundo muito rafeiro
num "feel good movie"

Antevisão do entusiasmante filme de Danny Boyle.


No topo da torre, Jamal Malick vê os subúrbios de Bombaim, onde cresceu com o seu irmão. A favela já não existe e as barracas de lata vão dando lugar a gigantes torres que alojam os escritórios dos novos centros económicos da Índia. Como o enorme call center - destinado a assistir clientes escoceses - de uma operadora telefónica onde Jamal trabalha.


Jamal observa a cidade que cresce: o subúrbio pobre de Bombaim deu lugar a uma cidade financeira, um centro do mundo

Jamal foi fazendo o seu percurso sempre na margem mas movido e animado pelo impulso quase pueril de reencontrar uma amiga com quem partilhou a rua durante parte da infância.

A adversidade brutal, um mundo verdadeiramente rafeiro, como num conto de Dickens, vai moldando a sua personalidade, tornando-o espirituoso e arguto. Preparando-o para jogar o "Quem Quer Ser Milionário".


Jamal, o irmão e Latika: três orfãos à deriva

O sucesso global do novo filme de Danny Boyle, nomeado para 10 Oscares da Academia, explica-se porque reúne os ingredientes correctos no momento certo:

- visto a partir do ocidente é um filme escapista, que propõe um olhar genuíno sobre um país diverso e atraente como a Indía - uma perspectiva estimulante porque torna explícita a pobreza e a estratificação social;

- narra uma história de ascensão social, traçando o percurso de um rapaz da favela que atinge o topo de um concurso popular que nunca ninguém ganhou;

- mas também é um filme inspirador porque Jamal move-se por um impulso amoroso;

- é uma história de sucesso num contexto depressivo e de crise (há quem lhe tenha chamado o feel good movie da década, ou seja, do Século XXI, até ver!).

- finalmente, faz a síntese estética entre Hollywood e Bollywood, sendo um objecto determinante na actual dinâmica financeira que aproxima as duas grandes capitais do cinema. É, em termos de produção, um filme à frente do nosso tempo.

Vale uma aposta em como ganha o Oscar de melhor filme do ano?



QUEM QUER SE BILIONÁRIO? - SLUMDOG MILLIONAIRE

De Danny Boyle, Loveleen Tandan, com Dev Patel, Anil Kapoor, Freida Pinto; Drama, Musical; 120m; M/12; EUA/GB; 2008







por
publicado 00:33 - 06 fevereiro '09

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaOscar 2009