Um papel mais belo para Dalila Carmo
Dalila Carmo numa cena de "A Flor Mais Bela"

Rodagem  

Um papel mais belo para Dalila Carmo

Vestir a pele de Florbela Espanca é, até ao momento, o maior desafio de Dalila Carmo, no filme de Vicente Alves do Ó sobre momentos da vida de uma mulher fora do seu tempo.

Cinemax Rádio:
Outros Áudios
Rodagem "A Flor Mais Bela"

Durante o trabalho de escrita o realizador de "Quinze Pontos Na Alma" teve como banda sonora de eleição, as canções de António Variações, um homem à frente do seu tempo, tal como a personagem de "A Flor Mais Bela".

Poetiza, pensadora inquieta, mulher moderna, são algumas das faces que vão surgir na composição de Dalila Carmo, uma actriz que o realizador conhece há muito e que quis testar com um desafio dramático mais complexo. O papel mais intenso que já aceitou, reconhece Dalila Carmo, na recta final da rodagem, depois de estar semanas mergulhada na personagem.

Longa-metragem e mini-sérieA rodagem entre Vila Viçosa e Lisboa foi repartida pelo filme e pela mini série de televisão feita para a RTP. O filme começa com a saída de Florbela para Lisboa, depois do segundo casamento falhado.

A mini série mostra os anos antes de uma criança inquieta, curiosa e com vontade de escrever. A produtora Pandora Cunha Teles defende o projecto, ao explicar as dificuldades de rodar um filme de época, apenas com o financiamento do ICA, concedido a uma longa metragem.

A solucção de avançar com a mini série, permitiu encontrar outros apoios e parceiros, para uma ficção que tem desafios como recriar Lisboa nos anos 20 do século passado com guarda roupa e adereços a condizer.

Um realizador que gosta de arriscar

Vicente Alves do Ó tem experiência na escrita de argumentos, como "Kiss Me" ou "Os Imortais", e confessa que tem muitas ideias para desenvolver em cinema. "A Flor Mais Bela" representa um desafio com alguma margem de risco, por ser uma mulher sobre quem todos têm uma opinião, mas a coragem e modernidade de Florbela Espanca serviram de inspiração ao cineasta.

A data de estreia está prevista para 8 de Dezembro, dia de nascimento e morte de Florbela Espanca.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Rodagem