Um passeio nas nuvens e sem rede
Philippe Petit iniciando uma das oito caminhadas no arame que ligava as torres do WTC de Nova Iorque. Durante 45 minutos irrepetíveis ele passeou, passeou...

BiografiaDocumentárioMais Cinema  

Um passeio nas nuvens e sem rede

Documentário premiado nos Oscars que reconstitui o golpe artístico do equilibrista françês Philippe Petit que ousou passear num cabo de arame, erguido no topo das torres gémeas, em Nova Iorque.

Podia ser um assalto mirabolante, planeado ao pormenor, com riscos contabilizados e detalhes acertados. Em 1974, uma equipa de 4 homens entrou nas torres gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque, e ligou o topo dos edifícios com um cabo de aço. Um deles cumpriu o sonho de andar no arame a mais de 400 metros de altura.

Três décadas depois do funâmbulo Philippe Petit ter estado perto das nuvens de Nova Iorque o filme faz, passo a passo, a autópsia de um crime artístico. O realizador James Marsh reconstitui os passos da equipa que rodeou Petit, cruzando imagens de arquivo, entrevistas e momentos encenados para conduzir uma espécie de policial sobre o grande momento.

O filme de James Marsh consegue captar o espirito aventureiro e perigoso do desafio a que aqueles homens se propunham, ao mesmo tempo que as entrevistas permitem um tom confidencial dos protagonistas e cúmplices de Petit nesta aventura que foi preparada durante oito meses. Um documento valioso, agora que a paisagem de Nova Iorque já foi modificada e as torres já não cruzam os céus da cidade.

Este é a performance perfeita para Joana Martins estudante de belas artes, trapezista nos tempos livres, que percebe as intenções de desafiar o medo, as alturas e a própria vida. Joana Martins sabe perfeitamente que um trapezista está sempre à procura do melhor local para colocar o arame.

HOMEM NO ARAME - MAN ON WIRE

De James Marsh com Philippe Petit; Documentário; 90m; M/12; EUA/GB; 2008



Ouça a antevisão de Lara Marqes Pereira com a perspectiva da trapezista Joana Martins


por

Recomendamos: Veja mais Artigos de BiografiaDocumentárioMais Cinema