Um policial à moda antiga
Mickey Rourke: um actor cujo regresso se confirma

Mais CinemaCinema Norte-americano  

Um policial à moda antiga

"Alvo a Abater" chega discretamente às salas — e, no entanto, este é um bom exemplo de um cinema que se mantém fiel ao espírito da clássica série B

Não é simples nostalgia. É o reconhecimento de que é possível recuperar alguns modelos do passado, continuando a fazer um cinema que nos toca e envolve. Assim acontece com "Alvo a Abater", um policial de John Madden ("A Paixão de Shakespeare") que nos consegue fazer revisitar os peculiares sabores de alguns filmes de série B dos anos 50.

Baseado num romance de Elmore Leonard, esta é uma história mais ou menos labiríntica que coloca frente a frente um casal em crise afectiva (Diane Lane/Thomas Jane) e um assassino profissional (Mickey Rourke). Mais do que um "jogo do gato e do rato", estamos perante uma crónica muito crua de um sistema de relações sempre à beira da desagregação, em ambiente de grande cinismo social.

O filme tem esse gosto pelo detalhe cenográfico, psicológico ou sociológico que lhe confere uma inesperada riqueza narrativa e humana. Produzido pelos irmãos Weinstein, através da Weinstein Company, "Alvo a Abater" é um projecto que eles trouxeram ainda da sua gestão na Miramax.

O filme atrasou-se, chegou a estar programado para sair directamente em DVD nos EUA e, agora, é um parente pobre de um mercado que prefere investir em títulos mais "seguros"... Seria uma pena que as suas singularidades passassem despercebidas, tanto mais que "Alvo a Abater" é também mais um momento marcante para o pleno regresso de Mickey Rourke.




KILLSHOT - ALVO A ABATER

De
John Madden
com Diane Lane, Mickey Rourke, Thomas Jane
Acção, Thriller
84m
M/16
Estados Unidos da América
2006

A opinião de João Lopes - audio exclusivo do Blog

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCinema Norte-americano