Um thriller vindo da Suécia
"Os Homens que Odeiam as Mulheres",
produção da Suécia em terrenos habitualmente de língua inglesa

ThrillerMais CinemaMais CinemaCinema Europeu  

Um "thriller" vindo da Suécia

Chega às salas a adaptação do primeiro livro da trilogia "Millennium", do sueco Stieg Larsson: resultados desequilibrados, embora gerando alguma expectativa para a continuação

"Os Homens Que Odeiam as Mulheres" é, como o título esclarece, um filme sobre formas de exploração/repressão das mulheres pelos homens — num sentido histórico e numa dimensão simbólica. Isto porque o ponto de partida é o desaparecimento de uma jovem, em consequência das convulsões da Segunda Guerra Mundial, com a acção a ecoar no nosso presente, numa teia de cumplicidades e conflitos.

Baseado no primeiro livro da trilogia "Millennium", de Stieg Larsson (1954-2004), "Os Homens que Odeiam as Mulheres" sofre de uma limitação muito óbvia: há uma acumulação de dados e peripécias que parece excessiva. Dito de outro modo: o realizador Neils Arden Oplev sente, por vezes, necessidade de criar situações "de passagem" que lhe permitam fazer passar informações para "aguentar" a história, desse modo perdendo intensidade dramática.

Em qualquer caso, registe-se o facto de este ser um filme sueco que tenta arriscar num registo temático (e de espectáculo) que, tradicionalmente, é dominado pelas produções anglo-saxónicas. Algumas cenas mais controladas (e de duração mais eficaz), a par da excelente qualidade dos actores, significam, pelo menos, que os títulos que faltam para completar a trilogia poderão superar as bases lançadas em "Os Homens que Odeiam as Mulheres".



MILLENNIUM 1 - OS HOMENS QUE ODEIAM AS MULHERES

De Niels Arden Oplev
com Peter Andersson, Noomi Rapace, Michael Nyqvist
Thriller
152m
M/12
2009


> ouça o comentário de João Lopes



por

Recomendamos: Veja mais Artigos de ThrillerMais CinemaMais CinemaCinema Europeu