Uma comédia à moda antiga
"Jantar de Idiotas": produção americana, inspiração francesa

DVD  

Uma comédia à moda antiga

Uma comédia "made in USA" que foi colher inspiração num grande sucesso da produção francesa: "Jantar de Idiotas" já está disponível em DVD.

Cinemax Rádio:
Sala 1
Edição em DVD de "Jantar de Idiotas" com Steve Carell.

Afinal de contas, parece que é possível fazer (continuar a fazer) comédias sem cair na mera colagem de anedotas mais ou menos grosseiras protagonizadas por adolescentes invariavelmente estúpidos... Por vezes, é preciso uma "ajudinha". É o caso de "Jantar de Idiotas" (2009), produção americana, dirigida por Jay Roach, que se inspira num título francês: "O Jantar de Palermas/Le Dîner de Cons" (1998), de Francis veber.

O ponto de partida é o mesmo: uma reunião, em forma de jantar, em que cada empregado de uma empresa deve levar como convidado um "idiota" que possa ser objecto de gozo para todos os participantes... Quer isto dizer que estamos perante um humor, à moda antiga, que envolve tanto a dimensão imediatamente burlesca como também um jogo de relações em que o papel da palavra se revela essencial.

Não será uma obra-prima, mas é um filme que não se concebe como um mero somatório de "gags", antes procurando colocar em cena relações, sociais e profissionais, cheias de equívocos e máscaras, dir-se-ia assombradas pela própria falsidade que podem conter.

"Jantar de Idiotas" passou a estar disponível em DVD e representa, além do mais, uma pequena proeza de uma dupla de actores altamente improvável: Steve Carrell, vindo do universo da televisão, e Paul Rudd, com uma formação muito ligado aos palcos, conseguem uma química muito própria e, por vezes, muito subtil. Vale a pena ver os bloopers incluídos nos extras para compreendermos um pouco do seu modo de trabalhar. E também da  sua contagiante energia.

por
publicado 19:27 - 07 fevereiro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD