VOU PARA CASA (2001)

DVD  

VOU PARA CASA (2001)

No momento em que "Aniki-Bóbó" (1942) regressa às salas de cinema, vale a pena sublinhar como a obra de Manoel de Oliveira evoluiu num sentido plural, nomeadamente através do envolvimento com a produção de outros países. "Vou para Casa" é um exemplo disso mesmo: um filme essencialmente francês, protagonizado por Michel Piccoli, mas conservando alguns dos temas mais fortes do seu autor, em particular a relação ambígua entre o teatro e a vida.

"Vou para Casa" é, antes do mais, a história de uma solidão: um velho actor (Michel Piccoli) toma conta do seu neto, depois da morte trágica, num acidente de automóvel, da sua mulher, da filha e do genro. E é uma solidão habitada por uma interrogação drástica, subtilmente irónica: afinal de contas, como é que os artifícios da representação (no teatro, no cinema) se cruzam com as verdades mais íntimas da vida de cada um?

Na trajectória criativa de Manoel de Oliveira, este é também um exemplo feliz do modo como o seu trabalho se internacionalizou, sobretudo através do envolvimento com a França. Lançado em 2001, "Vou para Casa" reune um elenco internacional que, além de Piccoli, inclui Catherine Deneuve e John Malkovich, além de habitués de Oliveira, como Ricardo Trêpa e Leonor Silveira.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD