Valter Hugo Mãe, protagonista de cinema
Valter Hugo Mãe com o Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa.

Cinema Português  

Valter Hugo Mãe, protagonista de cinema

O escritor surgirá no próximo filme de Miguel Gonçalves Mendes, o realizador de "José & Pilar".

O escritor português Valter Hugo Mãe será um dos protagonistas do documentário "O Sentido da Vida", filme que será rodado em cinco países, com várias personalidades.

Depois de "José & Pilar", centrado no escritor José Saramago e na companheira, Pilar del Río, Miguel Gonçalves Mendes prepara um documentário "sobre o desejo de viver e sobre o que é que nos faz estar aqui".

O filme será protagonizado pela personagem Miguel, uma espécie de alterego do próprio realizador, que será o fio condutor entre as sete histórias - reais - que o filme acompanhará.

A personagem "decide dar uma volta ao mundo à procura do sentido da vida, cruzando-se com sete histórias, que colidem e se confrontam umas às outras", disse o realizador quando apresentou o projeto em Lisboa.

Uma dessas histórias reais será a do escritor português Valter Hugo Mãe, distinguido na segunda-feira no Brasil com o Grande Prémio Portugal Telecom de Literatura pelo romance "A Máquina de Fazer Espanhóis".

As outras serão em torno, por exemplo, de um político, de um filósofo ou de um astronauta, e terão rodagem em Portugal, Brasil, Islândia, Inglaterra e Japão.

Em declarações á agência Lusa, Miguel Gonçalves Mendes explicou que o filme irá acompanhar o processo de escrita do próximo romance de Valter Hugo Mãe, "um escritor extraordinário", cujos livros estão marcados por uma "humanidade incrível, repletos de humor, tal como esta vida trágica deve ser encarada".

"Nos seus livros existe uma procura de um certo apaziguamento connosco próprios. Ele disse uma coisa maravilhosa: Temos de aprender a viver em solidão, uma solidão acompanhada", referiu o realizador.

Para "O sentido da vida", Miguel Gonçalves Mendes contará com co-produção da O2 Filmes, produtora do realizador brasileiro Fernando Meirelles, considerada a maior do Brasil.

O realizador, que viu recusado um apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual - tal como aconteceu com "José & Pilar" - contará ainda com financiamento coletivo, na plataforma http://osentidodavida.cinema.sapo.pt/, na qual qualquer pessoa ou entidade pode contribuir como investidora.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português