7 Fev 2022 15:04
O número de espectadores nos cinemas europeus aumentou cerca de 38% em 2021, com mais de 590 milhões de entradas em toda a região. A receita total de bilheteira atingiu um valor estimado de 3,7 mil milhões de euros, um aumento de 42% em relação ao ano anterior. Os valores anunciados esta segunda-feira pela União Internacional de Cinemas (UNIC), associação europeia de exibidores cinematográficos, dizem respeito aos dados preliminares dos 39 países que integram a organização. Um relatório final mais detalhado sobre o desempenho de cada território será divulgado mais tarde.
Em Portugal, a receita total de bilheteira nas salas subiu 48,7% em comparação com 2020, mas ainda ficou 63,2% abaixo do que foi apurado em 2019.

Ao nível da União Europeia, incluindo o Reino Unido, venderam-se mais de 400 milhões de bilhetes de cinema no valor de 2,9 mil milhões de euros, num ano em que a maioria dos ecrãs da região estiveram fechados durante o primeiro semestre e funcionaram com limites de ocupação e restrições adicionais durante os seis meses seguintes, refere o documento da UNIC.

A associação lembra que o impacto da COVID-19 permanece elevado. Em comparação com os resultados europeus em 2019, um ano particularmente bem sucedido para o sector, o número de espectadores em 2021 ainda foi inferior em 56% e a diferença nas bilheteiras foi de -57%.

O mesmo relatório menciona a dependência de um reduzido número de títulos que forneceram uma grande fatia do total de espectadores e box office, nomeadamente "Homem-Aranha: Sem Volta a Casa", "007: Sem Tempo Para Morrer", "Velocidade Furiosa 9", "Duna", ou "Venon: Tempo de Carnificina".

Por outro lado, a falta de produções norte-americanas foi compensada, em alguns países, por um aumento da quota de mercado dos filmes locais acima do que é habitual. Foi o caso da França (com quase 41% da audiência em 2021 proveniente de filmes produzidos no país) e também da República Checa (38,3%) e Dinamarca (37%).

A UNIC lembra que 2022 será um ano fundamental para o sector e cita projeções dos analistas da Gower Street que apontam um crescimento de 75% no box office mundial europeu e de 55% a nível mundial.

  • CINEMAX
  • 7 Fev 2022 15:04

+ conteúdos