Vendas de Blu-ray crescem no mercado americano
"A Guerra das Estrelas" lidera as vendas de Blu-ray nas lojas dos EUA

Cinema em casa  

Vendas de Blu-ray crescem no mercado americano

A crise do DVD parece estar a ser compensada pelo crescimento regular do Blu-ray: é esse, pelo menos, o sinal dado pelos números mais recentes do mercado americano.

Será que o formato Blu-ray vai conseguir impor-se como a (nova) força decisiva no mercado do consumo caseiro do cinema?

Eis uma interrogação que não pode deixar de estar ligada à qualidade específica do formato: de facto, o Blu-ray representa uma importante salto qualitativo em relação ao consumo tradicional do DVD. Mas é também uma importante questão económica que está em jogo: face à quebra regular do DVD, será que a maioria dos consumidores vai optar pelo Blu-ray, para já mais dispendioso?

Números recentes do mercado americano indicam que essa viragem pode estar a acontecer. Assim, durante o mês de Setembro, assistiu-se na semana do dia 18 (data dos respectivos lançamentos) a um incremento de 131% em relação à semana anterior.

Para este boom muito contribuiu o lançamento de "X-Men: First Class", "Thor" e, sobretudo, "Star Wars". A edição especial da saga de "A Guerra das Estrelas" constituiu o trunfo principal do mercado, tanto mais que actualiza (com muitos extras) as versões já editadas em DVD.

Na prática, e apesar do enfraquecimento comercial do DVD, a semana de 18 de Setembro foi ligeiramente superior (1%) em relação ao mesmo período do ano passado.

por
publicado 19:25 - 15 outubro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD