Veneza 2014: seleção oficial
Al pacino em "Manglehorn" de Gordon Green. O ator é o talento em destaque na seleção oficial de Veneza.

Veneza 2014  

Veneza 2014: seleção oficial

Al Pacino, Williem Dafoe, Abel Ferrara e David Gordon Green sobressaem na seleção oficial competitiva.

Artigo recomendado:
Veneza 2014: seleção oficial
Veneza 2014
Manoel de Oliveira regressa a Veneza "O Velho do Restelo" a mais recente curta-metragem de Manoel de Oliveira está seleccionada para a 71ª edição do Festival de Cinema Veneza.

Alguns dos filmes selecionados para a competição do 71º Festival de Veneza abordarão temas atuais como a crise financeira ou o uso dos drones em cenário de guerra. Os atores Willem Dafoe, Al Pacino, Jennifer Aniston e Ethan Hawke destacam-se no alinhamento de talentos que passarão pelo Lido.

A direção do festival anunciou um alinhamento de 20 filmes em competição, incluindo o drama sobre a crise financeira "99 Homes", do realizador norte-americano de origem iraniana Ramin Bahrani, com Andrew Garfield e Laura Dern, e "Good Kill", de Andrew Niccol, realizador nascido na Nova Zelândia, com Ethan Hawke protagonizando um condutor de drones insatisfeito com a sua tarefa.

A forte presença norte-americana na seleção oficial competiva fica completa com "Manglehorn", onde David Gordon Green dirige Al Pacino desempenhando um serralheiro solitário num lugarejo texano, e com o mais recente filme do nova iorquino Abel Ferrara, onde Willem Dafoe protagoniza Pasolini durante o último dia de vida do controverso cineasta italiano em Roma.

"The Look of Silence" é o único documentário inserido na competição oficial. Trata-se de uma sequela de "O Ato de Matar", do realizador Joshua Oppenheimer, uma investigação sobre o genocídio indonésio durante os anos da ditadura de Suharto, que já foi exibido nos cinemas portugueses.

Entre os títulos que competem pelo Leão de Ouro está a comédia negra "Birdman", do mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu, que será exibido na noite de abertura. Michael Keaton, Edward Norton, Emma Stone, Zach Galifianakis e Naomi Watts, vão garantir uma das sessões mas estreladas do festival.

Uma seleção com enorme diversididade geográfica
Filmes da França, Itália, China, Rússia, Irão, Turquia e Japão surgem no alinhamento desta edição.

O realizador turco-alemão Fatih Akin apresentará o capítulo final da sua trilogia sobre o amor, a morte e o diabo. "The Cut", com Tahar Rahim, esteve apontado para o festival de Cannes, mas marcará o regresso de Akin a Veneza, quatro anos depois de ter conquistado o prémio especial do júri com "Soul Kitchen", (2009), o seu filme anterior.

Rakhstan Bani-Etmad, uma das cineastas iranianas mais reconhecidas internacionalmente apresentará "Ghessha (Tales)". Dois cineastas de culto - o japonês Shinya Tsukamoto e o chinês Wang Xiaoshuai - garantem a representação oriental.

A seleção competitiva inclui "A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence", do sueco Roy Andersson, e "The Postman's White Knights" do russo Andrei Konchalovsky.

Um ano depois do sucesso de Gianfranco Rossi (Leão de Ouro com "Sacro Gra"), os italianos competirão pelo Leão de Ouro com três filmes dos realizadores Saverio Costanzo, Francesco Munzi e Mario Martone.

A quota francesa é preenchida com filmes do veterano Benoît Jacqout, ("3 Coeurs"), do ator/realizador Xavier Beauvois ("La Rançon de La Gloire", o filme que realizou após "Dos Homens e dos Deuses"); de David Oelhoffen, ("Loin des Hommes", com Viggo Mortensen), e da francesa Alix Delaporte, ("Le Dernier Coup de Marteau") que já ganhou o Leão de Ouro para curta-metragem em 2006.

Extra competição: um cartaz estimulante
Fora da competição Veneza antecipará uma série de lançamentos relevantes da próxima temporada. Al Pacino surgirá num segundo filme, desempenhando um ator envelhecido em "The Humbling" de Barry Levinson, adaptado de uma novela de Philip Roth.

A seleção oficial extra concurso é enriquecida com a comédia "She's Funny That Way", do veterano Peter Bogdanovich, com Jennifer e Owen Wilson; o drama "Olive Kitteridge", de Lisa Cholodenko, com Frances McDormand e Bill Murray; "The Sound of Fury", do ator/realizador James Franco, uma adaptação do texto de William Faulkner "The Sound and the Fury".

Fora da competição estarão ainda o filme coletivo dirigido por Emir Kusturica, "Os Monstros das Caixas" a nova animação dos estúdios Laika ("Coraline") e "In the Basement", o filme onde Ulrich Seidl investiga os segredos das caves austríacas, após ter completado a trilogia "Paraíso".

Finalmente, Lars von Trier apresentará a director's cut de "Ninfomaníaca Vol. II", na sequência de ter mostrado a edição da primeira parte no festival de Berlim em fevereiro passado.

O festival encerrará com "The Golden Era", de Ann Hui, a veterana a cineasta de Hong Kong.

Os dois Leões de Ouro de carreira serão atribuídos ao documentarista Frederick Wiseman e a Thelma Schoonmaker, montadora de Martin Scorsese, que editou todos os filmes do realizador desde "O Touro Enraivecido" (1980).

O festival decorre entre 27 de agosto e 6 de setembro e o júri será presidido pelo compositor francês Alexandre Desplat.

71º Festival de Veneza: Seleção oficial

COMPETIÇÃO OFICIAL

Birdman or The Unexpected Virtue of Ignorance, Alejandro GONZALEZ IÑARRITU - Filme de abertura
The Cut, Fatih AKIN
A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence, Roy ANDERSSON
99 Homes, Ramin BAHRANI
Ghessha (Tales), Rakhshan BANI-ETEMAD
La Rançon de la Gloire, Xavier BEAUVOIS
Hungry Hearts, Saverio COSTANZO
Le Dernier Coup de Marteau, Alix DELAPORTE
Pasolini, Abel FERRARA
Manglehorn, David GORDON GREEN
3 Coeurs, Benoît JACQUOT
The Postman's White Nights, Andrei KONCHALOVSKY
Il Giovane Favoloso, Mario MARTONE
Sivas, Kaan MUJDECI
Anime Nere, Francesco MUNZI
Good Kill, Andrew NICCOL
Loin des hommes, David OELHOFFEN
The Look of Silence, Joshua OPPENHEIMER
Nobi (Fires on the Plain), Shinya TSUKAMOTO
Red Amnesia, Wang XIAOSHUAI

FORA DE COMPETIÇÃO

The Golden Era, de Ann HUI - Filme de encerramento
Words With Gods, Emir KUSTURICA and others  (other directors: Guillermo ARRIAGA, Amos GITAI, Mira NAIR, Warwick THORNTON, Hector BABENCO, Bahman GHOBAI, Hideo NAKATA, Alex DE LA IGLESIA)
She's Funny That Way, Peter BOGDANOVITCH
Dearest, Peter HO-SUN CHAN
olive Kitteridge, Lisa CHOLODENKO
Burying The Ex, Joe DANTE
Perez, Edoardo DE ANGELIS
La Zuppa Del Demonio, Davide FERRARIO
The Sound And The Fury, James FRANCO
Tsili, Amos GITAI
La Trattativa, Sabina GUZZANTI
Make-Up, IM Kwontaek
The Humbling, Barry LEVINSON
O Velho do Restelo, Manoel DE OLIVEIRA
Italy In A Day, Gabriele SALVATORES
In The Basement, Ulrich SEIDL
The Boxtrolls - Os Monstros das Caixas, Anthony STACCHI, Annable GRAHAM
Ninfomaníaca Vol. II (versão longa) Director’s Cut, Lars VON TRIER

por
publicado 14:03 - 24 julho '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Veneza 2014