26 Jul 2022 13:13

A seleção oficial da 79.ª edição do Festival de Veneza foi anunciada esta manhã e traz novos filmes de Daren Aronovsky, Luca Guadagnino e Laura Poitras, entre outros.

Serão 23 as longas-metragens na corrida ao Leão de Ouro. Entre as escolhidas, "The Whale", de Daren Aronovsky, um habitual no certame italiano, onde regressa após "Mother!", de 2017. Antes, venceu o prémio de melhor filme em 2008 com "The Wrestler". Também "The Fountain" (2006) e "Black Swan" (2010) tiveram lançamento mundial em Veneza.

Sadie Sink, Brendan Fraser e Samantha Morton protagonizam a tentativa de uma mulher com obesidade mórbida de recuperar a relação com a filha adolescente.

Anunciado ontem, a sessão de abertura, fica a cargo de "White Noise", realizado por Noah Baumbach que adapta Don DeLillo com Adam Driver e Greta Gerwig nos principais papéis.

Os britânicos estarão representados por Joanna Hogg, que traz "The Eternal Daughter", uma história de fantasmas com Tilda Swinton, e "The Banshees of Inisherin", de Martin McDonagh. Desta feita, o autor de "Em Bruges" e Leão de Ouro em 2017 com o também oscarizado "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri", apresenta um drama centrado na amizade entre dois amigos, com Colin Farrell, Barry Gleeson, Kerry Condon e Barry Keoghan.

Ao contrário do que se passa em Cannes, o festival italiano recebe a Netflix de braços abertos e inclui "Blonde", uma versão alternativa da vida de Marilyn Monroe, dirigida por Andrew Dominik, com Ana de Armas, e "Bardo, Falsa Crónica de Unas Cuantas Verdades", regresso ao México de Alejandro González Iñárritu para uma comédia que segue a viagem de um documentarista no meio de uma crise existencial.

Outros destaques da secção principal incluem a estreia mundial de "The Son", que sucede a "The Father", de Florian Zeller, e faz regressar Anthony Hopkins para um filme sem relação direta com o anterior que completa o elenco com Hugh Jackman, Laura Dern e Vanessa Kirby; e "Bones and all", incursão do italiano Luca Guadagnino pelas produções em língua inglesa na companhia de Taylor Russell e Timothée Chalamet para contar uma história passada nas margens da sociedade americana da era Reagan.

O diretor do festival, Alberto Barbera, lembrou Jafar Panahi. Mohammad Rasoulof e Mostafa Al-Ahmad, os três realizadores iranianos presos recentemente. "No Bears", rodado em segredo por Panahi antes da sua detenção, estará na corrida ao Leão de Ouro.

Dois nomes habitualmente ligados aos documentários, surgem de forma surpreendente na competição: o veterano Frederick Wiseman apresenta em Veneza a ficção "Un Couple", enquanto Laura Poitras se mantém fiel à não-ficção com "All the Beauty and the Bloodshed".

Completam a principal seleção competitiva, entre outros, títulos de Alice Diop, Koju Fukada, Romain Gavras e Santiago Mitre.

Filmes da competição do 79.º Festival de Veneza

Il signore delle formiche
Gianni Amelio

The Whale
Darren Aronofsky

White Noise
Noah Baumbach

L’immensità
Emanuele Crialese

Saint Omer
Alice Diop

Blonde
Andrew Dominik

Tár
Todd Field

Love Life
Koji Fukada

Athena
Romain Gavras

Bones and All
Luca Guadagnino

The Eternal Daughter
Joanna Hogg

Bardo, falsa crónica de unas cuantas verdades
Alejandro Iñárritu

Shab, Dakheli, Divar (Beyond the Wall)
Vahid Jalilvand

The Banshees of Inisherin
Martin McDonagh

Argentina, 1985
Santiago Mitre

Chiara
Susanna Nicchiarelli

Monica
Andrea Pallaoro

Khers nist (No bears)
Jafar Panahi

All the Beauty and the Bloodshed
Laura Poitras

Un couple
Frederick Wiseman

The Son
Florian Zeller

Les miens
Roschdy Zem

Les enfants des autres
Rebecca Zlotowski

O 79.º Festival de Cinema de Veneza decorre de 31 de agosto a 10 de setembro.

  • CINEMAX RTP
  • 26 Jul 2022 13:13

+ conteúdos