Veneza, dia 10: o buraco de Joe Dante

Cinema Norte-americanoMais CinemaTerrorMais CinemaVeneza 2009Fantástico3DMais Cinema  

Veneza, dia 10: o buraco de Joe Dante

A selecção oficial fecha com mais um filme de terror em 3D que não tem outra dimensão.

O cinema projectado a três dimensões ganha cada vez maior relevância e esta edição do festival de Veneza acompanhou a tendência em dois momentos - a homenagem prestada aos estúdios Pixar incluíram sessões 3 D de Toy Story 1 e 2 e na selecção oficial a concurso foi exibido "The Hole", de Joe Dante.

O realizador de "Gremlins", um afilhado de Steven Spielberg que nunca confirmou as expectativas geradas na década de 80, regressa com projecto de terror de médio orçamento destinado a um público familiar. 

Só que "The Hole" é um filme de terror com soluções narrativas profundamente antiquadas - estamos perante um filme que explora os medos primários das suas personagens provocados por um boneco aterrador, um trauma de infância... - sem nunca nos confrontar com soluções visualmente inquietantes.

No fundo Joe Dante poderia ter realizado este mesmo filme há vinte anos. Ao programá-lo na selecção oficial, o festival de Veneza confirmou, sem querer, que a diversificação desta oferta vai levar a que surjam filmes onde o 3D é um artifício profundamente irrelevante.

por
publicado 20:15 - 12 setembro '09

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americanoMais CinemaTerrorMais CinemaVeneza 2009Fantástico3DMais Cinema