numa cena de "My son, My son What Have Ye Done?
Drama • Mais Cinema • Mais Cinema • Veneza 2009 • Cinema Independente • Cinema Norte-americano
Veneza, dia 4: Werner Herzog X 2
O festival incluiu mais um filme do realizador germânico na selecção oficial.
Werner Herzog entra para a história do festival de Veneza ao tornar-se no primeiro cineasta com dois filmes nomeados para o Leão de Ouro na mesma edição.
O primeiro filme surpresa, exibido ontem na selecção oficial em competição, é "My Son, My Son, What Have Ye Done?", a mais recente obra do realizador alemão, com produção de David Lynch.
Um dia antes tinha sido exibido "Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans", com Nicolas Cage e Eva Mendes, um remake de "Polícia Sem Lei" de Abel Ferrara.
Os dois filmes foram acolhidos de forma diversa: "Bad Lieutenant" gerou uma onda de entusiasmo que não se repetiu após as primeiras projecções de "My Son".
O filme é um projecto com uma dimensão artística totalmente diferente. Trata-se de um thriller que ganha a dimensão de tragédia grega e onde ocorre uma intercepção entre ensaio teatral e a realidade.
A projecção dos dois filmes veio confirmar a vitalidade criativa de Werner Herzog, a sua capacidade para dirigir actores - os desempenhos de Nicolas Cage e Michael Shannon são muito conseguidos - e a sua busca constante por algo diverso.
Os filmes têm distribuição em Portugal mas ainda não foram anunciadas as datas de estreia.
por Tiago Alves
publicado 10:44 - 06 setembro '09