Guerra • Mais Cinema • Cinema Europeu • 3D • Veneza 2010
Veneza, dia 6: o anti action movie
O realizador polaco Jerzy Skolimovski regressa com uma proposta singular sobre a guerra
O cenário de guerra é o Afeganistão, onde um homem é capturado pelas forças norte-americanas, sendo transportado, posteriormente, para a Europa. Ele consegue fugir mas é perseguido, acossado e fica desorientado numa floresta, em pleno inverno. Incapaz de se fazer entender com quem se cruza, ele dispara e mata de forma indiferenciada.
"Essential Killing" é uma espécie de antítese do filme de guerra norte-americano onde os heróis de acção costumam actuar com causas nobres é num contexto muito bem definido.
Skolimovski ilustra a insanidade animalesca da guerra, anulando qualquer possibilidade de entedimento racional do que é posto em cena - Vincent Gallo interpreta esse fugitivo como um homem sem nacionalidade, que aparenta ser um talibã mas tem feições ocidentais, e que não profere uma palavra durante todo o filme.
O polaco Jerzi Skolimovski confirma um regresso determinado com um filme de guerra singular. Convém recordar que ele não filmou durante 17 anos e só retomou a realização em 2008 com "Quatro Noites com Anna".
> ouça reportagem de Tiago Alves
por Tiago Alves
publicado 10:15 - 18 janeiro '11