Veneza, dia 6: o papel de Matt Damon
Matt Damon interpretando o informador Mark Whitacre

Cinema Norte-americanoMais CinemaComédiaVeneza 2009Mais Cinema  

Veneza, dia 6: o papel de Matt Damon

O novo filme de Steven Soderbergh é uma comédia negra baseada em factos reais.

Está encontrada a personagem deste festival. Chama-se Mark Whitacre, é um bioquímico que trabalhou num gigante da indústria agro-alimentar norte-americana.

Durante os anos 90 Whitacre forneceu informação relevante ao FBI sobre uma situação de cartel envolvendo as principais companhias deste sector que acertavam o preço da matéria prima. Ele esperava ser recompensado com uma promoção por revelar práticas erradas da sua empresa. 

Whitacre tinha um perfil psicótico que o levava a inventar factos e a fantasiar situações. A sua imaginação era galopante mas os agentes do FBI não detectaram isso de imediato.

Damon interpreta-o com excesso de peso, mas o mérito do desempenho não está apenas na presença física. Ele assume todas as cambiantes de um cidadão da classe média americana que se comportava como um mitómano. 

Steven Soderbergh adaptou o caso verídico, narrado no best-seller de Kurt Eichenwald, como uma comédia negra que enquadra esta personagem absurda. No fundo "O Delator!" é o oposto de "Erin Brokovitch".

O filme estreia em Portugal no próximo dia 29 de Outubro.

>Ouça a reportagem

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americanoMais CinemaComédiaVeneza 2009Mais Cinema