Veneza, dia 9: no rasto da história individual

THE COMPANY YOU KEEP, de Robert Redford  

Veneza, dia 9: no rasto da história individual

Robert Redford retoma de forma competente o thriller político e trabalha com subtileza emocional os temas da sua agenda liberal.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Veneza, dia 9: no rasto da história individual
The Company You Keep Dirigido por Robert Redford. o filme fala sobre Jim Grant (papel de Redford), um advogado especialista em direitos humanos e pai solteiro que vê sua verdadeira identidade - ativista procurado por assassinato nos anos 70 - prestes a ser exposta por um jovem repórter (Shia LaBeouf).
Cinemax Rádio:
Outros Áudios
Veneza dia 9 - Robert Redford regressa com "The Company you Keep"

O thriller é um género nobre que tem perdido alguma importância, mas pontualmente encontra a sua força narrativa e acutilância temática graças a alguns cinestas identificados com o cinema liberal da década de 70 do século passado.

Robert Redford é um bom autor dedicado ao género e que o retoma a partir de um argumento que combina atualidade e memória política. A história de "The Company You keep", exibido fora da competição no Festival de Veneza, remete para os anos 70, recordando as ações terroristas em território norte-americano, do movimento Weather Undergound, para contestar a presença militar no Vietname.

Este breve enquadramento histórico permite identificar o passado dos extremistas políticos que nos nossos dias continuam a ser perseguidos pelo FBI. Robert Redford interpreta um desses homens, um advogado que conseguiu levar uma vida normal graças a uma troca de identidades.

A detenção de um dos elementos do grupo, relança as investigações e suscita o interesse de um jornalista, desempenhado por Shia LaBeouf, que começa a investigar o caso e a estabelecer pontos de contacto entre o passado e o presente destes ativistas.

A personagem de Redford é suspeita de um crime que não cometeu e a sua única solução é iniciar uma fuga das autoridades para localizar um camarada que o pode ilibar. A sua condição de fugitivo, desencadeia uma dupla perseguição com interesses paralelos, envolvendo o FBI e o repórter que necessita de o identificar de modo a conseguir concluir a história antes da polícia o deter.

O filme estabelece uma excelente relação entre o tempo histórico em que os factos aconteceram e o presente, valorizando as consequências das ações extremistas e forçando as suas personagens a confrontarem-se, trinta anos mais tarde, com essa verdade. Para os papéis desses veteranos, Redford reuniu Susan Sarandon, Julie Christie, Nick Nolte, Chris Cooper e Richard jenkins, um elenco perfeito para um filme deste género.
 
"The Company You keep" é um thriller político atual sobre cidadania, poder e jornalismo, com bastante intensidade emocional e ação inteligente. Redford transmite a sua mensagem com bastante subtileza, concretizando um dos seus melhores filmes como realizador e intérprete.

por
publicado 13:50 - 07 setembro '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Veneza 2012