Versão restaurada de Francisca de Manoel de Oliveira apresentada em Veneza

Cinema Português  

Versão restaurada de "Francisca" de Manoel de Oliveira apresentada em Veneza

O restauro foi feito na Cinemateca Portuguesa e terá estreia mundial na secção Venice Classics.

“Francisca”, de Manoel de Oliveira, vai ser apresentado na próxima edição do Festival de Veneza na secção Venice Classics, que reúne uma seleção dos mais recentes restauros de filmes clássicos
e documentários sobre cinema.

O restauro em DCP teve origem na digitalização 4K do negativo de câmara em 35mm conservado pela Cinemateca Portuguesa. A correção de cor (Cinemateca) e o restauro digital da imagem (IrmaLucia) foram feitos usando uma cópia de época como referência. O som foi digitalizado a partir de um positivo de som tirado pela Cinemateca.

Realizado em 1981 por Manoel de Oliveira e apresentado na edição desse mesmo ano de Cannes, na Quinzena dos Realizadores, "Francisca" recolheu inspiração do livro “Fanny Owen”, de Agustina Bessa Luís, por sua vez inspirado numa história verídica do século XIX. É uma reflexão das suas duas principais personagens, José Augusto e Camilo Castelo Branco, sobre a vida e as mulheres, o amor, o fatalismo e a desgraça. Enquanto este diálogo entre os dois se desenvolve ao longo do filme, as personagens vão sendo apanhadas na vida, como vítimas dos seus próprios conceitos.

Este é o mais recente restauro feito pelo ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento), o centro de conservação da Cinemateca, apresentado em festivais internacionais.

A edição de 2019 do festival de Cinema de Veneza terá lugar entre 28 de agosto e 7 de setembro.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Português