Vila do Conde entre curtas e longas
"Police, Adjectiv", de Corneliu Porumboiu: o novo cinema romeno

CURTAS  

Vila do Conde entre curtas e longas

Até ao dia 17, Vila do Conde volta a ser palco do "Curtas", o festival dedicado às curtas-metragens. Mas há também lugar para as longas, os concertos e as exposições.

Como já é tradição, o Festival Internacional de Vila do Conde, o "Curtas" de Vila do Conde, privilegia as curtas-metragens mas propõe uma oferta muito diversificada, com ramificações em diversas áreas de expressão.

Assim, programou para a sua abertura oficial "Police, Adjectiv" (2009), do romeno Corneliu Porumboiu, longa-metragem distinguida em Cannes (prémio do júri na secção "Un Certain Regard"); Porumboiu, um dos nomes jovens do mais recente cinema romeno, será um dos convidados do certame, acompanhando a apresentação integral dos seus trabalhos (três curtas e duas longas).

A noite de abertura do festival será completada com a estreia absoluta de "Estrada de Palha", filme de Rodrigo Areias que se anuncia como um western à portuguesa. Nesta sua primeira projecção pública, o filme surgirá em formato de filme-concerto, com The Legendary Tigerman + Rita Redshoes.

Este é um dos filmes-concerto propostos pelo "Curtas", reflectindo a preocupação crescente de abrir espaços de comunicação e contaminação entre o cinema e as outras artes. Exemplo disso mesmo são, este ano, as duas exposições disponíveis em Vila do Conde:
> "Stereo" (Solar e Centro de Memória), reunindo colaborações de seis cineastas portugueses (Bruno de Almeida, Gabriel Abrantes, João Onofre, João Salaviza, Rodrigo Areias e Sandro Aguilar) com outros tantos criadores da área musical (respectivamente, Manuel João Vieira, Pedro Gomes, Adolfo Luxúria Canibal, Norberto Lobo, The Legendary Tiger Man e Black Bombaim).
>"Ocean Bazar" (Solar), projecto multimédia de duas artistas cineastas (Vivian Ostrovsky e Silvi Simon) envolvendo a manipulação de extractos de filmes em 16 mm.

Para além das competições nacional e internacional, o festival dará prémios nas áreas de cinema experimental, videos musicais e "Take One" (para alunos de escolas de cinema e audiovisual). O evento prolonga-se até ao dia 17 de Julho. Todas as informações disponíveis no site oficial.

por
publicado 02:46 - 10 julho '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival