Vincent Lindon preside ao júri do 75º Festival de Cannes

Cannes 2022  

Vincent Lindon preside ao júri do 75º Festival de Cannes

Foram anunciados também os nomes dos outros oito elementos do júri de que fazem parte a atriz Noomi Rapace e os realizadores Asghar Farhadi e Joachim Trier.

Artigo recomendado:
Vincent Lindon preside ao júri do 75º Festival de Cannes
Cannes 2022
Cannes reforça programação O festival acrescentou 17 títulos às diversas secções da Seleção Oficial, três deles na parte competitiva.

O actor francês Vincent Lindon foi escolhido como Presidente do Júri do Festival de Cinema de Cannes. Rodeado por oito jurados, o actor que ganhou o Prémio de Melhor Actor em 2015 apresentará a Palma de Ouro a um dos 21 filmes da competição durante a cerimónia de encerramento, no sábado 28 de maio.

Desde Isabelle Huppert, em 2009, que uma personalidade francesa não era nomeada presidente do júri do festival

Tradicionalmente, o festival escolhe artistas franceses para desempenharem este papel durante uma edição comemorativa. Foi o caso de Yves Montand em 1987 para o 40º aniversário, Gérard Depardieu em 1992 para o 45º Festival, ou Isabelle Adjani em 1997 para o 50º aniversário. Em 2022, será Vincent Lindon o Presidente do Júri da 75ª edição, um ano após ter participado no elenco de "Titane", Palma de Ouro em 2021.

A seu lado estarão Rebecca Hall, atriz britânica que se estreou na realização com o muito elogiado "Passing"; a atriz indiana Deepika Padukone; Noomi Rapace, também atriz, da Suécia; Jasmine Trinca, italiana, atriz e realizadora; Asghar Farhadi, realizador iraniano, diversas vezes premiado em Cannes, a ultima das quais em 2021, com "Um Herói", vencedor do Grande Prémio; Ladj Ly, realizador, ator e argumentista francês vencedor do Prémio do Júri em 2019 com "Os Miseráveis"; Jeff Nichols, realizador norte-americano; e Joachim Trier, realizador norueguês.

A edição deste ano do Festival de Cannes tem lugar de 17 a 28 de maio.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2022