Viva o realismo inglês!
Thomas Turgoose: um pequeno grande actor
para um extraordinário filme inglês

Mais CinemaCinema Europeu  

Viva o realismo inglês!

A tradição realista continua a dar cartas na paisagem do cinema inglês — "Isto É Inglaterra", de Shane Meadows é uma notável evocação das convulsões políticas e sociais dos anos 80

 

Como filmar o movimento skinhead, em Inglaterra? Mais exactamente: como filmar os skinheads ingleses, em 1983, quando Margaret Thatcher estava no poder e o país vivia marcado pelas notícias que chegava do envolvimento militar nas Malvinas? E mais especificamente: como filmar o envolvimento de um rapaz de 12 anos com um grupo de skinheads que o adopta e protege?

Shane Meadows, argumentista e realizador de Isto É Inglaterra, responde a tudo isso a partir de um pressuposto que tem tanto de artístico como de político. Ou seja: trata-se de regressar ao registo mais genuíno do realismo britânico, traçando o retrato dilacerado de uma época, sem nunca esquecer as singularidades psicológicas e emocionais das personagens, de todas as personagens.

Na sua extraordinária depuração, avessa a clichés dramáticos e políticos, Isto É Inglaterra surge como um exemplo admirável de uma tradição — ao mesmo tempo artística e comercial — cuja vitalidade se renova face à própria realidade histórica que aborda.

O filme chega com algum "atraso" (trata-se de uma produção de 2006), mas por razões que, em grande parte, decorrem da própria estratégia de difusão montada por Shane Meadows e pelo seu produtor Mark Herbert. Assim, Isto É Inglaterra começou a ser visto no circuito dos festivais em finais de 2006, com grande impacto e também acumulando diversos prémios. Acabaria por ganhar dois prémios do cinema independente britânicos, referentes, precisamente, a esse ano: melhor filme e melhor estreante (o jovem actor Thomas Turgoose).

A estreia britânica ocorreu em Abril de 2007 para, em 2008, nos BAFTA, os prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão, ser distinguido como melhor filme britânico (competindo, por exemplo, com Expiação). Em 2007/08 estreou em diversos países europeus, incluindo França e Espanha. No ano corrente, já foi lançado no Japão, chegando, agora, às salas portuguesas.

 

THIS IS ENGLAND-ISTO É INGLATERRA

De Shane Meadows
com Thomas Turgoose, Stephen Graham, Jo Hartley
Drama
101m
M/12
GRÃ-BRETANHA
2006

Ouça a opinião de João Lopes

 

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCinema Europeu